fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

SUPERBANNER BETT
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
superbanner festou mobile

Vencendo a síndrome do Imperador

Pais empoderados educam melhor e todos ganham.

Em 13 jun, 2018
Colunas e Opiniões

Nos consultórios psicológicos temos observado um aumento assustador de casos de ansiedade, desmotivação e depressão entre crianças e adolescentes. Muitos têm sido criados como príncipes/princesas e na hora em que enfrentam desafios, dificuldades ou frustrações adotam a postura de pequenos imperadores como se o mundo lhes devesse algo.

Recentemente fiquei impressionado com a repercussão de um vídeo meu que viralizou na internet após uma entrevista no Programa Todo Seu, apresentado pelo Ronnie Von. Nesta oportunidade comentei que vejo com tristeza que em uma fase na qual poderiam estar sonhando, se divertindo e aprendendo, muitas crianças e adolescentes se encontram sofrendo emocional e até fisicamente, culminando em quadros que vão da apatia ao desinteresse escolar, da automutilação à tentativas de suicídio. O vídeo foi visto no facebook por mais de 20 milhões de pessoas. É fácil concluir que tocamos num ponto delicado das famílias atuais.

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas

É do interesse das escolas promover reflexões relativas a esta temática, do empoderamento dos pais, pois na medida em que os filhos são criados de forma superprotegida tendem a esperar que os outros façam as coisas por eles, o que vai completamente na contramão daquilo que a nova BNCC propõe acertadamente: a necessidade de uma formação integral e integrada de nossos conhecimentos cognitivos e relativos ao caráter. Esta temática foi exaustivamente apresentada e debatida no último Congresso Bett Educar. E acertadamente. Na medida em que escasseiam-se os empregos, que o poder público já não nos oferece uma base de segurança em quase nenhuma área de nossas vidas, em que a Inteligência Artificial vem sendo cada vez mais presente no universo profissional, aumentando a competitividade, aqueles que não tiverem suas competências tanto cognitivas como socioemocionais bem desenvolvidas pode encontrar muito mais dificuldade de entrar e prosperar.

Todo pai, toda mãe deseja fazer seu filho feliz, mas hoje em dia isso tem sido confundido com a oferta incessante de presentes, regalias e privilégios. Estudos demonstram que a felicidade está mais associada a relações afetivas saudáveis e ao estímulo do desenvolvimento de virtudes (forças morais) que edificam nossa existência. Este tipo de discussão está presente nas aulas da Metodologia OPEE, editada pela Editora FTD, presente hoje em mais de 700 escolas de todo o país, com resultados encantadores.

Mas não é apenas por meio de aulas sistemáticas que se faz este processo de formação humana. Sem respostas prontas, nem pílulas mágicas, mas oferecendo caminhos para que os pais se empoderem de seu papel, retomem a clareza de seus valores e assumam o comando do padrão educacional e moral de seu lar, a escola pode oferecer um espaço de troca de aflições e soluções, debater casos reais de famílias que têm encontrado meios de fortalecer a saúde, reforçar a importância de uma educação assentada em valores e virtudes junto aos filhos. Tudo isso fortalece o poder de formação exercido em sala de aula, até mesmo porque para uma educação ser integral e integrada é preciso que todos os agentes envolvidos se envolvam.

A coerência entre os pais, a aliança casa-escola e o autoconhecimento são alguns dos elementos a serem debatidos com vistas a uma vida saudável, digna e realizada. Se os pais forem percebidos pela escola também como agentes ativos, e não como um problema, como pessoas em desenvolvimento e não como um obstáculo do processo, se as famílias forem percebidas e tratadas como aliadas essenciais, poderemos ter sim uma chance de oferecer às crianças e adolescentes um contexto efetivamente humano, humanizado e motivador para que cresçam e se tornem a melhor versão de si mesmos, buscando assim, não um projeto de vida calcado na vaidade ou no narcisismo, e sim no desejo e no compromisso de serem os melhores para o mundo.

Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Leo Fraiman

    Psicoterapeuta, escritor e palestrante. É autor da Metodologia OPEE, utilizada atualmente por mais de 150.000 alunos em todo o Brasil, e também do livro “Como Ensinar Bem”, pela Editora OPEE/FTD. Integrante do conselho mundial de educação para autonomia da Danone. Site: www.leofraiman.com.br

    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Quando a escola está pronta… e você, como está?

    16 mar, 2026 0

    Gestor, você sabe realmente o que significa PREVENÇÃO? PREVER + AÇÃO

    13 mar, 2026 0

    O que vi na BETT UK e o que faz sentido aplicar nas escolas brasileiras

    11 mar, 2026 0

    Quando a raiva vira linguagem: o que a palavra do ano revela sobre nós

    10 mar, 2026 0

    Postagens recentes

    Ed. 216 – Mar/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Quando a escola está pronta… e você, como está? 16 de março de 2026
    • Gestor, você sabe realmente o que significa PREVENÇÃO? PREVER + AÇÃO 13 de março de 2026
    • O que vi na BETT UK e o que faz sentido aplicar nas escolas brasileiras 11 de março de 2026
    • Quando a raiva vira linguagem: o que a palavra do ano revela sobre nós 10 de março de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos