Visitas aos principais centros culturais e científicos da cidade enriquece e complementa ensino oferecido no Colégio Marista Glória

Oportunidade de conhecer a cultura e a história in loco é oferecida aos estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio

Ver, na prática, o conteúdo trabalhado pelos professores de diversas disciplinas em sala de aula é uma das formas de qualificar o ensino oferecido no Colégio Marista Nossa Senhora da Glória. Esse contato in loco com o conhecimento é proporcionado pelos estudos do meio, uma proposta pedagógica de ensino interdisciplinar, que proporciona aos alunos e professores o contato direto com o meio ambiente, rural ou urbano. Os estudos do meio no Colégio Marista Nossa Senhora da Glória são organizados e inseridos no currículo escolar, com o objetivo de agregar novos conhecimentos, contribuindo para que os alunos exerçam a cidadania.

A coordenadora do Núcleo Cultural do colégio, Keila Castro, explica que todas as séries, desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio, participam das atividades do Estudo do Meio. As turmas visitam os principais centros culturais e científicos do estado de São Paulo, cada um com um foco e uma proposta pedagógica apropriada para a série. Os estudos relacionados com os locais visitados são desenvolvidos antes, durante e depois das visitas. “É uma atividade multidisciplinar na qual os alunos se preparam, fazem um trabalho in loco e respondem um questionário preparado pelos professores das diferentes disciplinas”, explica.

Os roteiros proporcionam às crianças e jovens a oportunidade de conhecer novos lugares, ampliar os conhecimentos já adquiridos e estreitar a relação com os colegas.  “Gostei de ir à Catedral da Sé e ao Edifício Banespa, mas a melhor visita foi a Santos, pois contribuiu para a cultura no geral e para o vestibular. O estudo do meio nos permite aplicar os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas e ao conversar com os amigos da escola, relacionamos com as matérias na sala de aula. É mais divertido aprender”, diz Fábio Rodrigues Murad Cassiano, 18 anos, da 3ª série do Ensino Médio.

A coordenadora conta que as visitas são enriquecedoras. Por exemplo, no Catavento Cultural, os alunos têm a oportunidade de ampliar o conhecimento, de modo lúdico, sobre a produção científica na área da astronomia. Na Estação Ciência, estudam a vegetação e o clima de cada região do País, além de participar de uma simulação de terremoto e de tsunami.  Já no Complexo Júlio Prestes, conhecem um patrimônio cultural da cidade, a Sala São Paulo, e retomam aspectos interessantes da história, da estação ferroviária na construção econômica e social na sociedade paulista.

“Umas das visitas interessantes é o passeio em três cidades que fazemos no mesmo dia: Mogi, Biritiba Mirim e Salesópolis, que inclui educação ambiental, caminhadas em trilhas, além de visitas ao Museu Iconográfico e às nascentes do Rio Tietê. Fomos lá esse semestre e percebemos que o nível da água está muito baixo. Os alunos ficaram impressionados com a gravidade da situação”, finaliza.

Colégio Marista Nossa Senhora da Glória

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Nossa Senhora da Glória, uma unidade do Grupo Marista, baseia-se na excelência de 112 anos em Educação para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de São Paulo (SP), contribui com o desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 900 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que se inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo do Ensino Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações dehumanização,conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br