Você conhece os benefícios da leitura para cada etapa escolar do aluno?

Não importa o segmento escolar no qual o aluno se encontra, a leitura é sempre uma importante aliada da aprendizagem e da formação integral do estudante. Quer saber com mais detalhes quais os benefícios que a leitura traz para cada etapa escolar? Confira o texto!

Na Educação Infantil

O primeiro benefício que a leitura traz para alunos da Educação Infantil é o fortalecimento de laços com os adultos que estão mediando a leitura. Por isso, a contação de histórias é uma ótima ferramenta para incentivar a leitura neste segmento.

A contação também traz outro benefício da leitura para esta etapa: ao acompanhar a voz do narrador e observar a articulação e os sons das palavras, a criança se sente motivada a imitar o adulto e a falar corretamente. Além da fala, a criança também desenvolve as habilidades de comunicação e amplia seu vocabulário.

Além disso, crianças que são expostas à leitura desde antes da idade pré-escolar têm mais chances de se sair bem em todas as fases da educação formal.

Por fim, não só nesta etapa escolar mas em todas, a leitura permite que a criança aprendaa lidar com as emoções narradas nas histórias, sendo uma ótima ferramenta para trabalhar as competências socioemocionais em sala de aula.

Durante o Ensino Fundamental

É a partir do Ensino Fundamental que se dá o processo de alfabetização do aluno. Portanto, é normalmente uma das etapas escolares em que mais se desenvolve o hábito leitor. É fundamental engajar o aluno no próprio aprendizado e incentivar que ele encontre na leitura uma prazerosa fonte de conhecimento e diversão.

Além disso, o desenvolvimento da escrita está intimamente ligado à leitura. É através dos livros e textos lidos que a criança desenvolve ainda mais seu vocabulário e apreende a gramática da língua.

A leitura também incentiva o pensamento lógico da criança, trabalhando ainda a criatividade e a imaginação. Ouvindo histórias, a criança desenvolve a capacidade de concentração ao se possibilitar fazer a imersão naquele texto e imaginar todos os elementos da narrativa.

No Novo Ensino Médio

No Novo Ensino Médio, a leitura pode ser uma importante aliada para a construção dos itinerários formativos e os projetos de vida, ao desenvolver a autonomia do aluno e ser uma fonte de conhecimento importante para essas ações.

Além disso, é através da leitura que o aluno desenvolve seu senso crítico e expande sua capacidade de ler o mundo, preparando-o para os vestibulares e a entrada na faculdade.

A leitura é importante ainda para ajudar no desenvolvimento da escrita e da capacidade de argumentação, duas habilidades importantes para as redações do Enem e demais provas.

Transforme seus alunos por meio da leitura com a Árvore

Árvore é a maior solução digital de leitura para escolas do país e ajuda milhares de instituições na formação leitora em todas os segmentos escolares. Já são mais de 1,9 milhão de alunos impactados!

Que tal conferir as histórias de sucesso da Árvore e entender na prática como realizar a formação de leitores na sua escola?

Quero conhecer a Árvore!