fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Volta às aulas sem sofrimento: professores dão dicas a pais e alunos

Educadores indicam os 10 mandamentos para retomada do calendário escolar após as férias de julho

Com as férias escolares chegando ao fim, muitas redes de educação terão seus alunos de volta às salas de aula. Desta forma é preciso que pais e estudantes se preparem para o retorno da rotina escolar. Se não for planejado corretamente, o retorno à rotina escolar pode ser desgastante e causar problemas. Pensando nisso, professores do Grupo A Educacional, montaram uma lista com 10 dicas para facilitar a retomada das atividades.

Neda Lian Branco Martins, Fundadora e Consultora Pedagógica do Grupo A Educacional, comenta que esta etapa é importante e necessita atenção – “O retorno às aulas é um momento que precisa de atenção. Pais e alunos podem aproveitar o fim dos dias em casa e já iniciar a volta à rotina, pois alterá-la de uma hora para outra é mais difícil”, alerta a educadora.

         Confira os 10 mandamentos:

  1. Cuidado com o horário

Acordar mais tarde nas férias é preferência da maioria dos estudantes. Mas para que o corpo comece a se acostumar novamente com o horário das aulas, é bom praticar. Os pais também podem negociar com os jovens um horário de ir mais cedo para a cama. Desta forma o relógio biológico vai se habituando ao novo ritmo e assim evita-se o sono excessivo nos primeiros dias na escola.

  1. Organizar o material

Não deixar para arrumar a mochila minutos antes de ir para a escola. O material que será usado no semestre deverá ser arrumado com antecedência, para evitar atrasos e não deixar livros ou cadernos importantes de fora. Aproveitar para checar se os itens estão em boas condições ou se precisam de reposição. 

  1. Atenção ao uniforme

O uniforme merece a mesma atenção que o material escolar. Não deixar para a última hora e conferir se as roupas estão limpas e passadas, ou ainda se precisam de ajustes. Como os estudantes estão em fase de crescimento, as roupas podem não servir mais de um semestre para o outro.

  1. Escolher a mochila certa

Evitar o excesso de peso. Nada de levar à sala de aula produtos que não serão usados. Mochilas muito pesadas podem gerar problemas de coluna e dores nas costas. Aquelas com rodinhas podem facilitar o transporte do material, mas ocupam maior espaço dentro da sala de aula. Verificar se o espaço comporta esse tipo de mochila.

  1. Alimentar-se bem

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois é o momento em que o corpo mais precisa de nutrientes após longo jejum. Sendo assim, as crianças e adolescentes devem tomar um café reforçado, mesmo se o sono pedir mais tempo de cama, Ingerir alimentos saudáveis que contribuam para melhorar a concentração nas aulas. Levar uma fruta para o lanche também é recomendado. 

  1. Criar metas para o semestre

As notas estão ruins em matemática? Então é necessário propor ações para melhorar o desempenho na disciplina. Vale dedicar mais tempo à matéria, procurar exercícios diferentes e estimulantes na internet ou baixar aplicativos que auxiliem a fixação do conteúdo. Além disso, os pais devem mostrar interesse na matéria em que os filhos acusam dificuldade e ajuda-los na hora dos estudos e lição de casa.

  1. Relembrar o material do primeiro semestre

Ninguém gosta de estudar nas férias, mas é importante, pelo menos no fim deste período em casa, fazer uma breve revisão do conteúdo para ver se está tudo claro ou se existem tópicos que geram maior dificuldade. Assim, o aluno pode conversar com o professor, logo no começo das aulas e não se atrasar na matéria.

  1. Sair mais cedo de casa

O trânsito é um fator que pode atrapalhar o rendimento dos alunos na escola. Com muitas escolas voltando à ativa ao mesmo tempo é preciso atenção, organizando a rotina para que haja tempo suficiente para o trajeto até a escola, já que o tráfego é mais intenso a partir da volta ás aulas.

  1. Trocar experiências

Não é porque as aulas voltaram que os estudantes devem esquecer o que aconteceu nas férias. Trazer as experiências vividas no período de descanso é um importante incentivo para os alunos voltarem ás aulas. Trocar as experiências com colegas é uma forma de compartilhar conhecimento. Os professores também podem ajudar neste retorno com exercícios focados nos novos temas trazidos pelos estudantes e propor discussões sobre tais assuntos.

  1. Reencontro com os amigos

Tem aluno que não gosta de voltar a estudar, mas a maioria adora. O primeiro dia de aula é muito bacana, pois neste momento é possível rever depois de longo tempo amigos e professores. Aproveitar o dia é essencial! Se o estudante começar em uma escola nova, deve chegar mais cedo para encontrar a sala, ser apresentado e conversar com os novos colegas. Assim sua interação com os estudantes se tornará mais fácil.

Sobre o Grupo A

Fundado em 1981, o Grupo A Educacional tem quatro escolas espalhadas por toda a cidade de São Paulo: Aprendendo a Aprender (Pinheiros), Concórdia (Campo Limpo), Horizontes Uirapuru (Cerqueira César) e Liceu Santa Cruz (Mooca). Conta ainda com um braço social, a Associação Educacional Uirapuru, que mantém duas creches em parceria com a Prefeitura de São Paulo: os centros de educação Campo Limpo IV e Tiquira.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados