Voltar a Crescer – Captação de novos clientes

As escolas precisam se preocupar em fortalecer o seu institucional e deixar sua marca na lembrança das pessoas, por meio de conteúdo relevante (marketing de conteúdo), divulgação de seus serviços e diferenciais, por meio do marketing comercial (propaganda) e se preparar para as vendas (comercial) quando o mercado começar a reativar.

Mesmo que concomitantes, as etapas variam de intensidade conforme a época. Do início da pandemia até hoje, as ações de marketing de conteúdo devem ter mais relevância. Não é de bom tom, e é sem propósito, lançar agora campanhas de rematrícula e promocional. Hoje, as escolas passam pelas maiores dificuldades da sua história e precisam de atenção, apoio e informação.

O período de alta sazonalidade, isto é, a época natural de instabilidade do setor em que ocorrem as perdas e entradas de alunos, terá início com a retomada das aulas, mesmo que de forma semipresencial. É neste momento que se deve dar início às campanhas de propaganda de forma gradativa.

Marketing de conteúdo

Este é o momento de se tornar uma liderança regional e apoiar os alunos, familiares e o entorno com informação segura, suporte emocional e ótima prestação de serviços. As principais formas de divulgação são:

Newsjacking: É o acompanhamento das informações do momento, utilidade pública, dicas de saúde, educação e curiosidades. As escolas têm à disposição no SIG Ideiafix, datas comemorativas, curiosidades, entre outras.

O Google criou uma seção especial sobre o coronavírus dentro do Google Trends (trends.google.com/trends/), sua ferramenta para análise de tendências de pesquisa. Nele, há uma coletânea das principais estatísticas geradas pelas buscas referentes à pandemia.

Marketing pedagógico: Produzido pelo corpo docente da escola, tem o objetivo de apresentar e explicar a qualidade do trabalho feito em sala de aula, o processo de ensino-aprendizagem e quais benefícios os alunos têm em estudar no colégio.

Good News: Conteúdo que desperta sensações positivas, como boas notícias, depoimentos, conquistas e comemorações. Segundo análise das escolas assistidas pela Rabbit Digital, esta modalidade de postagem gera mais curtidas e comentários que os demais formatos.

Marketing social: Neste momento de comoção, as ações que envolvem a solidariedade e a promoção da empatia geram grande engajamento. Além disso, o conceito de marketing social é exatamente a chance das empresas criarem campanhas que não tenham somente a intenção de vender, mas também de formar uma imagem de sua marca por meio de ações sociais. A Rabbit dispõe de alguns modelos de campanhas sociais.

Propaganda

Normalmente, as campanhas educacionais cumprem seu papel de institucionalização da marca por meio da divulgação da proposta pedagógica, de atividades intra e extracurriculares, de sua estrutura e da qualidade do corpo docente.

Diante da situação do mercado e do aumento da competitividade, as escolas poderão utilizar campanhas com estratégias comerciais (concurso de bolsas, descontos e condições especiais), desde que tenham cautela para não desestimular seus clientes atuais.

Inbound Marketing

O que já era uma tendência, neste período tornou-se imprescindível. Todas as etapas necessitam do Inbound Marketing – estratégias que utilizam as ferramentas existentes no mundo digital (blogs, redes sociais, SEO, webmails, automação, entre outras) para atrair clientes, gerar leads e torná-los fiéis por meio da disseminação de conteúdo relevante.

Pipeline

Também conhecido como funil, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o interesse até a concretização das vendas, com foco no Inbound Marketing.

O funil possui três etapas principais: topo TOFu (Top Of the Funnel) formado por potenciais clientes; o meio MOFu (Middle Of the Funnel) onde estão os leads (pessoas que têm um interesse real na instituição); e fundo BOFu (Bottom Of the Funnel) que é composto por leads qualificados (aqueles que estão mais próximos de uma eventual visita à escola).