What’s App já é usado como ferramenta pedagógica em sala de aula

O aplicativo What’s App já faz parte da vida do brasileiro: somente no país, são mais de 100 milhões de usuários. Na escola, ele é uma forma de comunicação entre estudantes, professores e coordenadores por meio de grupos formados no aplicativo com seus colegas e já está sendo adotado como uma prática pedagógica. No Colégio Franciscano Pio XII, o What’s App passou a fazer parte da rotina da 1ª série do Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa e do 7º ano do Ensino Fundamental II e também na 1ª série do Ensino Médio nas aulas de Matemática.

A professora de Língua Portuguesa Gabriela Dioguardi conta que passou a utilizar o app para a construção de um texto em um trabalho interdisciplinar junto à matéria de Sociologia sobre o desastre ambiental de Mariana (Minas Gerais), do rompimento da barragem da mineradora Samarco. Os estudantes elaboraram um projeto de lei para que novos crimes como esses não ocorram mais. A sala foi dividida em grupos, em que cada um representava um agente social – Samarco, Ministério Público, ente outros, para chegar a uma solução. “Na aula de Português, trabalhamos a construção do projeto de lei e o What’s App nos auxiliou bastante no processo de escrita colaborativa, a questão da linguagem e o poder de argumentação para a elaboração de um documento coletivo”, explica a professora. Ela ressalta a interação e o foco dos alunos por intermédio do aplicativo. “Eles escreveram mais, diluíram o tempo de trabalho, em vez de deixar para última hora, e todos usaram, pensaram a escrita e nas estratégias argumentativas”, relata.

A nota foi aplicada por etapa do processo, para valorizar a utilização do What’s App durante a duração do projeto. Eles fizeram tudo pelo app e depois passaram a limpo o texto final com a justificativa. “Já considero o What’s App como ferramenta pedagógica. É um ambiente virtual que já existe, os alunos sabem muito bem como manusear o aplicativo e o professor opta por estar disponível de maneira online para o estudante”, diz a professora. “Não dá para não usar. A ferramenta ajudou na construção do conhecimento e o professor tem que estar aberto a estas inovações em sala”.

Já nas aulas de Matemática, o professor Marco Malzone utiliza o app para tirar dúvidas da lista dos exercícios que os alunos precisam fazer como lição de casa. “Envio para o grupo do aplicativo um áudio, explicando a resolução daquele exercício ou problema. É como se eles tivessem uma aula particular em casa, pois é da mesma maneira que falo em sala de aula, mas em um ambiente virtual. E eles podem ouvir em casa quantas vezes quiserem”, diz.

Marco também destaca a interação entre professor e aluno. “Os estudantes mandam perguntas, tiram foto dos exercícios e enviam pelo app. Muitas vezes, a dúvida de um aluno é a mesma de um estudante de outra turma e eu copio e colo a explicação neste outro grupo”, explica. Ele ressalta que nunca teve problemas, somente ótimos resultados, pois estabeleceu regras prévias para respeitar o ambiente escolar. “Eles sabem exatamente a função do grupo, que é a de tirar dúvidas. Também posso enviar avisos do tipo “o exercício número 2 é muito importante, refaçam em casa””, pondera.

O professor conta que, em sua percepção, esta solução é uma ferramenta de comunicação que auxilia na sala de aula, além do tempo ganho, pois nem sempre é possível atender às dúvidas de todos os alunos no horário escolar. “Eles têm essa necessidade de rapidez hoje em dia, tudo é muito imediato. Aproveitamos uma tendência de uso de tecnologia existente e nos colocamos ao lado do aluno como aliado, pois ele percebe que o professor está acessível para tirar dúvidas”, finaliza.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.