Para uma educação de qualidade, saiba escolher a escola certa

Na maratona de escolha, segundo Lambert, a escola deve ser pensada como mais que um espaço de preparação para o vestibular, mas também como um lugar que estimula a formação humana e cultural (Divulgação - Poliedro)
Na maratona de escolha, segundo Lambert, a escola deve ser pensada como mais que um espaço de preparação para o vestibular, mas também como um lugar que estimula a formação humana e cultural (Divulgação – Poliedro)

Optar pela escola ideal para o filho, com todos os atributos desejados, e que incentive e reforce as qualidades individuais do estudante, não é tarefa fácil. Muitos pais ficam em dúvida diante de uma diversidade imensa de opções. Professores capacitados, ampla infraestrutura, proximidade ou facilidade de ir à escola, proposta pedagógica que atenda a todas as necessidades, preço e as atividades extracurriculares estão entre os atributos avaliados.

Neste sentido, os pais dos estudantes, muitas vezes, precisam listar as características que almejam em uma escola e ponderar como, efetivamente, contribuirão para a construção do aprendizado da criança. Por isso, diante desta empreitada, aos pais e familiares que almejam pelos mais diversos motivos escolher uma nova escola, já chegou o momento de dar a largada a essa procura.

De acordo com Carlos Eduardo Barreira Lambert, coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro, no Ensino Fundamental, além de uma proposta pedagógica bem estruturada, é muito importante que a família avalie as atividades extracurriculares oferecidas no ambiente escolar. Ele destaca, por exemplo, o ensino de idiomas na grade curricular como um forte diferencial no momento da escolha.

No Poliedro, o aluno participa de forma regular das aulas de Inglês, com material produzido pela Oxford e considerado um dos melhores do mercado, presente em mais de 100 países. Além do inglês, ele tem a opção de estudar uma segunda língua, como alemão ou francês, com parcerias importantes com o Goethe-Institut e a Aliança Francesa, respectivamente. No Brasil, apenas 22 escolas são parceiras do Instituto Goethe, sendo que a parceria com o Instituto acontece desde 2009. Nesse período, já foram 20 bolsas integrais oferecidas aos alunos para conhecerem o país.

Ao final de cada estágio de todos os cursos, os alunos fazem provas de proficiência para verificar o aprendizado e adquirirem uma certificação nos idiomas estudados.

Na maratona de escolha, segundo Lambert, a escola deve ser pensada como mais que um espaço de preparação para o vestibular, mas também como um lugar que estimula a formação humana e cultural. A proposta pedagógica, a infraestrutura oferecida pelo colégio, o uso de plataformas e recursos tecnológicos em sala de aula, além de serviços e programas extras ou complementares são fatores fundamentais que devem ser avaliados, aponta Lambert.

Com esse objetivo, o Colégio Poliedro busca estimular o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, explorando suas potencialidades em nome de uma cidadania consciente e de uma sociedade mais equânime. Com uma proposta pedagógica diferenciada, além de ter um calendário de provas com avaliações semanais, possui projetos disciplinares trimestrais, diversos módulos extracurriculares (como fotografia, teatro, games e robótica), salas ambientes e laboratórios.

No Ensino Médio, no entanto, os principais critérios para a escolha da escola ideal mudam significativamente, pelo fato de ser o momento de começar a pensar na preparação para o vestibular. “Nesta fase, efetivamente, o colégio precisa preparar o estudante para ter um bom desempenho no vestibular e apoiá-lo na escolha da carreira profissional”, indica Lambert.

Ambiente ideal

Estão abertas as matrículas do Colégio Poliedro – desde o Ensino Fundamental II até o Ensino Médio. O Colégio Poliedro conta com unidades em São Paulo e em São José dos Campos. Nesta última, são oferecidas turmas de Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e de Ensino Médio (do 1º ao 3º ano). Para o 3º ano, além do curso regular, há turmas preparatórias específicas (3º ano Medicina e 3º ano ITA), com carga horária diferenciada.

Conheça um pouco sobre a proposta de formação da escola:

Autonomia

Quanto mais cedo o aluno buscar o amadurecimento intelectual, mais rápido estará apto a tornar-se um sujeito autônomo e socialmente engajado.

Dedicação

Aprender a se dedicar a um objetivo é fundamental para atingir seus sonhos.

Tecnologia

A tecnologia proporcionou muitas mudanças na educação e, além da aprendizagem adaptativa, possibilita que o aluno seja protagonista na descoberta de novos conhecimentos. O Poliedro conta com o P+, sistema que funciona em navegadores Web e dispositivos móveis e que oferece recursos que facilitam a vida do aluno, como agenda escolar, tarefas de casa, anotações de sala de aula através do Microsoft Office 365 integrado ao P+ e uma ferramenta única de organização dos estudos com base em metas traçadas pelo aluno.

Ambiente Estimulante

Amadurecimento intelectual, formação de caráter, estímulo para alcançar grandes conquistas e uso da tecnologia para buscar e prover conhecimento, tudo isso em um lugar acolhedor que estimula a criação de laços de amizade e a confiança para ser quem realmente é.

Mais informações em http://www.colegiopoliedro.com.br/