Novos aplicativos para PlayTable transformam atividades clássicas na sala de aula
Desenvolvidos com apoio de uma equipe multidisciplinar, jogos são voltados à Educação Infantil e Ensino Fundamental
Contar histórias é uma das atividades mais tradicionais na educação infantil, geralmente feita em uma roda formada pelo professor e alunos, que costumam ouvir passivamente à narração do docente. Alguns recursos tecnológicos, porém, podem tornar o exercício mais atrativo e é com esse propósito que a PlayMove lançou o aplicativo Contador de Histórias, exclusivo para a PlayTable, primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil. Além dele, a empresa de Blumenau também está inserindo mais dois novos aplicativos na plataforma, que já contava com 10 jogos: “Um dia na fazenda”, para Educação Infantil e “Relógico – Aventuras pelo tempo”, para o Ensino Fundamental, todos desenvolvidos com o apoio de uma equipe multidisciplinar.
“Contamos com a consultoria de profissionais especialistas em cada área do conhecimento, pois prezamos pela fundamentação pedagógica como base para desenvolvimento de qualquer jogo”, destaca o especialista em Ludopedagogia da Playmove, Cristiano Sieves. Todos os aplicativos da mesa têm um objetivo geral em comum: tornar o processo de ensino e aprendizagem mais divertido e prazeroso, como uma brincadeira, para incentivar não só o gosto pelo estudo e pela escola, mas também para estimular a interação entre os estudantes e entre eles e os professores.
No aplicativo “Um dia na fazenda”, as crianças desenvolvem uma série de atividades de rotina deste ambiente, como alimentar os animais, colher alimentos, passear com cavalos, entre outras. O jogo, que tem vários níveis de aprendizado e permite que a criança jogue quatro jogos simultaneamente, irá desenvolver o raciocínio lógico, a tomada de decisão e a coordenação motora, itens fundamentais no período pré-escolar. Já o aplicativo “Relógico – Aventuras pelo tempo”, que tem formato multiplayer, pretende trazer mais dinamismo ao ensino da História do Brasil e também incentivar o trabalho em equipe, podendo ser uma importante ferramenta dos professores para a avaliação do conhecimento.
Biblioteca virtual infinita
“A contação de histórias sempre teve um papel relevante na educação, pois facilita o acesso a diferentes culturas, formas de expressão, além de ter o poder de influenciar o desenvolvimento de vínculos afetivos, emocionais e sociais”, afirma Sieves. De acordo com ele, a prática também estimula a imaginação e desenvolve habilidades cognitivas, mas muitas vezes deixa a desejar quando se almeja por mais interação e ludicidade. O aplicativo Contador de Histórias, que poderá ser usado como uma biblioteca virtual e infinita dentro da sala de aula, vem dar mais vida a esta prática corriqueira no ensino infantil.
Lançado com três obras da autora blumenauense Ana Paula de Abreu (Julião, Tico e o Balão, O Mistério da Sopa da Vó Leninha e O Aniversário de Isabela), o objetivo do aplicativo é propiciar mais compreensão do texto e da proposta do tema do livro. “O aplicativo irá receber futuramente diversas obras, focando em títulos nacionais e clássicos. Entre as principais funcionalidades da tecnologia, estão os efeitos sonoros, a opção de contação manual ou automática, os marcadores de páginas e a possibilidade de configuração das letras”, conta o especialista.
Sobre a Playmove
Empresa de Blumenau (SC), fundada em 2013. A Playmove é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação infantil. Criadora e desenvolvedora da PlayTable, a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, utilizada em escolas públicas e privadas no país. A PlayTable é uma mesa interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos para crianças a partir de 3 anos de idade, voltada ao desenvolvimento das habilidades cognitivas dos pequenos. A tecnologia infrared screen se caracteriza pela fácil usabilidade, inclusive, por ser acessível a portadores de necessidades especiais.