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Guia para Gestores de Escolas

A Convergência entre o ensino tradicional e tecnológico

Por: Flávio Gama

Em 2012 o sistema FIRJAN reuniu um grupo de 30 especialista em tecnologia para analisar quais seriam as próximas tendências tecnológicas a serem usadas na educação privada e pública do Brasil. O estudo foi nomeado como “As Perspectivas Tecnológicas para o Ensino Fundamental e Médio Brasileiro de 2012 a 2017: Uma Análise Regional do NMC Report”. O estudo em questão fundamentou que seriam 12 as tecnologias introduzidas na rede educacional até o ano de 2017: Ambientes colaborativos; Aprendizagem baseada em jogos; Celulares; Tablets; Redes; Geolocalização; Aplicativos móveis; Conteúdo aberto; Inteligência coletiva; Laboratórios móveis; Ambiente pessoal de aprendizagem; Aplicações semânticas .

Atualmente estamos no ano de 2016, entretanto já vemos em salas de aula todas essas tecnologias um ano antes do fim do prazo de termino do estudo – mesmo que grande parte delas ainda não se façam presente na rede de ensino pública, há uma que abrange quase todas listadas e é a mais popular e fácil de ser nomeada, essa tecnologia é a lousa digital.

O utensílio em questão é um utilitário que vem transformando e facilitando a maneira como educadores transmitem informações para seus alunos. Geralmente o equipamento necessita de um projetor e acesso a internet para funcionar – dois dispositivos bastante comuns de se encontrarem em qualquer ambiente escolar atual.

Com a lousa pronta e com potencial de uso dentro de sala de aula, abre-se um leque infinito de atividades a serem empregadas. A lousa é como um super computador com funções multimídias de áudio, vídeo e imagem. Em geografia o ensino de cartografia fica mais fácil, afinal os mapas são vistos em 3D; Biologia, genética e seus processos ficam mais intuitivos; Química e seus modelos moleculares ficam muito mais compreensíveis. Enfim, as oportunidades de ensino híbrido são infinitas.

Proposta educacional Técnica VS Digital

O mesmo utensilio que antigamente usava como combustível de entrega de informações giz de cera ou canetão, agora é movido por informação da rede mundial de computadores, que muitas vezes garante mais precisão e principalmente mais interesse e produtividade por parte dos alunos.

A exemplo fica a pesquisa realizada pela empresa PBS Kids, em parceria com o Departamento de Educação dos Estados Unidos que descobriu que o vocabulário das crianças com idades entre 3 e 7 anos que usavam o aplicativo “Martha Speaks” melhorou até 31%, fato que confirma mais uma vez a eficiência da tecnologia no nicho educativo, mas até onde essa eficiência substitui a técnica pedagógica tradicional ?

Essa eficiência não substitui a proposta pedagógica tradicional, entretanto reinventa o ensino da instituição que utilizam de tais métodos. Com a introdução de utensílios como a lousa digital é criado um modelo de aprendizado híbrido totalmente inédito e que traz o aluno para o “campo” de estudo sem esforço algum, afinal tecnologia é a área de conforto da geração Z (atual nas carteiras escolares).

Mas os dispositivos não são a salvação. Professores competentes são tão necessários quanto a tecnologia na Era da Informação, para equilibrar as vantagens educacionais móveis com interação saudável a fim de maximizar o valor de ambos. Essa proposta de pedagogia técnica/digital é algo que comprovadamente funciona muito bem, sendo assim não há como transformar essa convergência de meios educativos em uma disputa que beira o velho VS novo.

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