Da sala de aula ao palco: Instituto Baccarelli forma crianças e jovens por meio da música
O crescimento para além da carreira profissional. Essa é a premissa do trabalho educativo do Instituto Baccarelli que, após quase 20 anos de fundação, hoje promove aulas de Musicalização Infantil, Canto Coral e de Instrumentos anualmente para mais de 1.000 crianças e jovens, com uma equipe de 60 professores. Para iniciar os estudos no local, a primeira etapa é ter entre 4 e 14 anos e estudar em escola pública municipal da comunidade de Heliópolis e região, na zona sul paulistana.
“Trabalhamos em sala de aula a questão das oportunidades que a vida oferece. Não formamos somente um músico. Em primeiro lugar, a nossa preocupação é formar o ser humano, um cidadão com responsabilidade, discernimento e autocrítica”, afirma a Coordenadora de Corais e Musicalização Infantil do Instituto Baccarelli, Silmara Drezza.
Inicialmente com apenas três Corais, formados por alunos a partir de 8 anos, o Instituto Baccarelli ampliou a quantidade de crianças e jovens atendidos após um convênio com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em 2010. Com a entrada de novos estudantes, não apenas multiplicou-se o número de crianças da rede municipal que passaram a integrar a instituição, como também foi implantado o curso de Musicalização Infantil.
Dividida por faixa etária, entre os níveis 1, 2 e 3, as aulas de Musicalização Infantil são realizadas em salas com até 25 alunos da primeira infância (até os 6 anos). Nessas aulas, a proposta é construir o conhecimento por meio da vivência e exploração prática, inclusive da rítmica Dalcroze, antes da introdução teórica dos conceitos musicais. O principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando o aprendizado e contribuindo para a formação integral do ser humano.
Brincadeiras, instrumentos, fantoches, tecidos, brinquedos pedagógicos, músicas e até material de sucata: todas essas ferramentas são importantes para fazer os pequenos se apaixonarem pela música. Após este primeiro contato, a partir dos 7 anos, é possível ingressar no ensino do Canto Coral, que se divide entre os grupos Pré-Coral, Infantil, Intermediário, Jovem e Avançado, em salas de 44 a 55 alunos. Essa classificação é flexível, a partir do desenvolvimento musical dos estudantes, que podem entrar para essas turmas até os 14 anos.
No Instituto Baccarelli, esta participação é obrigatória para a formação musical. Após adquirir uma base nas aulas de Coral, estes alunos estão aptos para escolher, para os próximos anos, algum instrumento entre as modalidades de sopro, metais, percussão e cordas. Para integrar o Coral da Gente – que também traz o estudo de técnicas de expressão cênica – ou as aulas coletivas de instrumento, a seleção é feita internamente.
“Um músico completo tem que passar por todas as etapas do Coral. É fundamental o aprimoramento da escuta, atenção, concentração, além de afinar o ouvido, o corpo, a musicalidade e o fraseado”, explica a professora Silmara.
Estimular o desenvolvimento de cada criança para ultrapassar as suas barreiras, inclusive psicológicas, em decorrência do contexto social e familiar, é também um desafio para o Instituto Baccarelli. Para acompanhar esse trabalho de perto, as reuniões pedagógicas quinzenais contam com a participação de uma assistente social, que orienta os professores e oferece o laudo para a escola sobre o desenvolvimento dos alunos, compartilhado com os pais. A avaliação individual foca em quesitos como atenção, concentração, socialização e percepção, beneficiados a partir do contato com a música e relatados pelos professores como extremamente positivos para o aprendizado dos alunos.
É fundamental que a família se faça presente no aprendizado dos alunos, incentivando-os a frequentarem as aulas e também a praticarem em casa, valorizando seu empenho. No Dia da Família, promovido semestralmente, diversas aulas abertas permitem que os responsáveis acompanhem de perto as atividades realizadas e conheçam a maneira com que elas podem contribuir para a formação, educação e crescimento na vida destas crianças e jovens.
As temporadas fixas de concertos do Instituto Baccarelli na Sala São Paulo e no MASP, importantes pólos culturais da cidade, e as apresentações em locais da comunidade, entre eles os centros educacionais, praças, parques, paróquias e hospitais, são parte do processo pedagógico e complementam o método de avaliação dos alunos. Durante os concertos, é possível avaliar o resultado final dos esforços diários do Instituto em proporcionar uma formação musical e artística de excelência, e o comprometimento de cada aluno com os estudos. No encontro intitulado “Canta Coral”, todos os grupos corais do Instituto se apresentam juntos. O intuito é aproximar os alunos em estágios mais avançados dos iniciantes e estimular o hábito de se apresentar em público, além de contribuir para o conhecimento de repertório.
Toda a formação oferecida pelo Instituto Baccarelli auxilia o aluno a adquirir ferramentas para ser bem sucedido em qualquer profissão. Aos que desejam se profissionalizar na área musical, anualmente são abertos editais de entrada para a Orquestra Juvenil Heliópolis e para a Orquestra Sinfônica Heliópolis, com audições sob aprovação de uma banca examinadora. O resultado de todo o processo pedagógico praticado diariamente no Instituto é um conjunto de 5 orquestras, 14 corais e 6 grupos de câmara, com 6 regentes que, além de apresentarem temporadas em espaços renomados, já participaram de programas como o Criança Esperança (2011) e a III Conferência Global Sobre o Trabalho Infantil. Além destes, algumas trilhas sonoras ganharam vida com os grupos artísticos do Instituto, entre elas as das novelas Velho Chico e Meu Pedacinho de Chão, da Rede Globo, e do filme Tudo que Aprendemos Juntos (2015), inspirado na história real da criação da Sinfônica.
SOBRE O INSTITUTO BACCARELLI
Em 1996, sensibilizado por um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, o maestro Silvio Baccarelli prontificou-se a ensinar música para 36 crianças e jovens da comunidade, como forma de diminuir o sofrimento das famílias atingidas e contribuir para a autoestima e possibilidade de educação desses menores. Como o bairro da zona sul paulistana não dispunha de local apropriado para as atividades, o maestro cedeu o próprio imóvel, o Auditório Baccarelli (localizado na Vila Clementino), para dar início às aulas.
Surgia, assim, o Instituto Baccarelli, uma organização sem fins lucrativos que, hoje, já em sede própria, atende anualmente mais de 1.000 crianças e adolescentes por meio de seus programas socioculturais, os quais têm como premissa pedagógica proporcionar uma formação musical e artística de excelência, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento pessoal e criando oportunidades de profissionalização na música erudita.
Para essas atividades, o Instituto dispõe de ampla estrutura, distribuída em dois prédios, onde ocorrem práticas de conjunto de 5 orquestras, 14 corais e 6 grupos de câmara, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 6 regentes e 60 professores.
A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), principal formação da casa, é reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística. Composta por 65 músicos, promove o nome do bairro em todo o Brasil, impactando positivamente na identidade da comunidade e na vida dos moradores. Com direção artística de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky (81), a orquestra tem como patrono o maestro indiano ZubinMehta (80), que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social. Até hoje, a OSH é a única orquestra de toda a América do Sul que teve a oportunidade – e orgulho – de ser regida por Mehta.
Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Master: Petrobras; Ouro: BNDES, Vivo e Volkswagen; Prata: Banco Volkswagen, Bradesco e, Grupo Segurador BB & Mapfre; Bronze: Instituto Votorantim, Magazine Luiza e Pernambucanas.
Informações Instituto Baccarelli
Endereço: Estrada das Lágrimas, 2.317 – Heliópolis, São Paulo/SP
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30; Sábados, das 8h30 às 15h30.
Contatos: (11) 3506-4646 ou pelo email comunicacao@