A era das intensas conexões

Por Silmara Casadei

Quando reflito sobre as tentativas de acordos internacionais, vejo que são necessárias a diplomacia e a mediação para o entendimento entre os povos. Nesse movimento, a conscientização sobre o que é cuidado, bem como a sua prática, torna-se urgente para a sustentabilidade das relações humanas e destas com o planeta.

Cuidar é uma virtude do feminino (que todo ser humano tem em si) e está muito presente na atividade educativa, principalmente quando se quer contribuir para o desenvolvimento de pessoas que possam transformar o mundo em um lugar melhor.

No Colégio Visconde de Porto Seguro, encontrei uma estrutura grandiosa de quase 140 anos, com foco na biculturalidade entre Brasil e Alemanha; um grandioso projeto social, com aprendizagens voltadas para a exigência de resultados acadêmicos, sem perder de vista valores e princípios; e uma visão sistêmica alicerçada em cuidados constantes com os alunos, professores e colaboradores.

E é nesse ambiente propício que constituímos um projeto humanista e inovador, que desenvolve múltiplos talentos, inter-relacionando-os com saberes de tantas áreas.

Estar à frente da Diretoria Geral Pedagógica do Porto, ao lado de toda equipe diretiva, tanto da Fundação como do Colégio, possibilita-me conviver e conectar-me diariamente com mais de 700 professores de diferentes níveis, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e, com isso, obter uma conexão maior com o mundo. São homens e mulheres, brasileiros e alemães, educadores qualificados que praticam o exercício do cuidar, colaborando na formação escolar e humana desses alunos, com suas histórias e enredos que ajudamos a escrever.

Obviamente que minha vida é muito intensa, são horas e horas de dedicação, mas, a cada dia, sinto-me uma pessoa melhor, para minha família, para o mundo. Um dia, desculpei-me com meus filhos pelas longas ausências, e o que ouvi foi que eles se orgulhavam por ter uma mãe tão ativa, moderna e cheia de esperanças. E que sempre se sentiram bem cuidados. E assim sou com meu marido, com meus amigos.

E assim sou, meio borboleta polinizando de lá para cá como gestora do Porto.

Tenho vontade de contribuir para a expansão da alma humana e de sentir-me engajada com o outro. Acho que esse olhar feminino é essencial para o entrelaçamento das relações e para o desenvolvimento de sinergias que ajudam a gerar mais vida, mais ternura, mais alegria. E é isso que me realiza de forma pessoal e profissional há mais de 25 anos na área da Educação e é assim que tenho me realizado em um projeto de escola que atende a 10.000 alunos.

Silmara Silmara Rascalha CasadeiCasadei é Diretora Geral Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro (SP).