A comunicação como aliada da escola na construção de um ambiente harmônico e de resultados
Você já parou para pensar em como está a comunicação na sua instituição?
A falta de comunicação gera ruídos, conflitos, insatisfação, clima desarmônico, perda de foco, produtividade e muitos outros problemas.
Uma das grandes queixas das instituições de ensino é que apesar do esforço por parte da escola, pais e responsáveis muitas vezes não leem, ou não acessam os canais de comunicação utilizados pela instituição. De fato, o estilo de vida mudou, e assim mudaram os hábitos, por isso encontrar meios e métodos de acessar as pessoas é cada vez mais importante.
A comunicação tem um poder grandioso em influenciar, despertar interesse, sentimentos ou gerar expectativas. A ideia de se comunicar parece simples, mas na prática existem muitos componentes no meio do caminho que podem fazer com que a comunicação não seja tão bem-sucedida.
Quais os principais problemas de comunicação?
- A informação se perde – a mensagem inicial se perde no caminho e chega em partes do outro lado.
Ex. a apresentação foi remarcada // a apresentação foi cancelada?
- O que se diz é diferente do que se ouve – às vezes achamos que o outro compreende o que dizemos, mas a interpretação dele, da mesma mensagem pode ser diferente da nossa.
Ex. lembra aquele dia que foi bem difícil na escola? (pensamento do aluno: “aula de matemática” // pensamento do responsável: “atrasado com trânsito e chuva”)
- Ruídos – é qualquer tipo de interferência entre o emissor e o receptor de uma mensagem. O excesso ou falta de informação pode atrapalhar o entendimento do outro.
Ex. mensagens mal escritas, dados faltando, informações equivocadas, ausência de comunicados para um acontecimento, telefone inaudível e outras formas de interferência.
- Falta de atenção – pesquisas indicam que hoje nossa concentração em uma mesma atividade é em média 8 segundos. O que é um grande empecilho para a comunicação.
Então como se comunicar melhor?
A comunicação é um grande desafio na era digital, mas você pode contornar com boas ferramentas. Primeiramente exercite a comunicação assertiva. A comunicação assertiva é aquela onde existe um ganha-ganha, você valoriza os seus próprios sentimentos e opiniões, assim como os sentimentos e opiniões da outra pessoa. Aqui estão alguns passos para se preparar antes de falar ou escrever:
- Com quem vou falar?
- Qual o interesse dessa pessoa no tema e consequências para ela?
- Qual o fato objetivo que eu preciso transmitir?
- Quais consequências para mim e como me sinto?
- Quais pontos temos em comum?
- O que eu acho que deve ser feito?
Em síntese: Resumo dos fatos + o que eu sinto e penso + possibilidades e benefícios para o outro
Ser mais assertivo ao se comunicar auxilia na resolução de problemas, evita conflitos, dá mais credibilidade, gera resultados, contribui para o respeito entre os envolvidos, por isso, lembre-se:
- Respire antes de falar ou escrever
- Reflita sobre o que vai dizer
- Repita este processo continuamente
Usando canais de comunicação
Os canais de comunicação podem ser grandes aliados na prática da comunicação assertiva, desde que bem utilizados. Por isso, invista em bons canais de comunicação na sua instituição.
Uma plataforma como a Educabiz faz chegar a mensagem que você pretende passar, até onde os pais e responsáveis realmente estão, no celular, evitando ruídos e a perda de informação pelo caminho. São temas relacionados ao dia a dia da criança, avisos, documentos, lembretes, registros pedagógicos, financeiro, que podem ser transmitidos via plataforma e garantir que sua mensagem atinja o seu objetivo de forma muito prática. Promova esses canais entre colaboradores e responsáveis e desenvolva uma comunicação assertiva e eficaz dentro do seu ambiente.
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