A comunicação e a sua importância na gestão escolar

A gestão escolar é um dos principais fatores nos processos socioeducacionais. Ela é responsável por estimular o ensino de qualidade, melhorar o desenvolvimento dos alunos e da comunidade como um todo. É por meio da gestão escolar que os docentes preparam cidadãos para enfrentar as transformações que ocorrem rapidamente no mundo.

A comunicação, apesar de ser um dos grandes desafios da gestão escolar, é um elemento fundamental para o bom desempenho dos alunos e o relacionamento da escola com a família. Por isso, é preciso saber como se comunicar não só com os alunos, mas com todos que fazem parte da rotina educacional para que se tenha um engajamento escolar satisfatório.

Desse modo, cabe à equipe pedagógica organizar da melhor forma possível métodos para que a gestão escolar seja eficiente, desde as práticas pedagógicas até os resultados escolares. A integração de novas tecnologias tem sido uma ótima solução para a comunicação das escolas, além de inovar nas metodologias dos educadores.

Gestão da comunicação escolar e a tecnologia

Falando em gestão de comunicação escolar, sabemos que envolve públicos diferentes, pessoas de vários ramos e de uma grande diversidade cultural. Assim, a escola tem o papel fundamental de aplicar uma comunicação de maneira clara e objetiva, seja para um simples recado ou uma reunião.

Com a tecnologia, a forma de se comunicar mudou. As pessoas estão cada vez mais conectadas e em busca de praticidade. Com isso, as escolas precisam buscar soluções de comunicação que estejam apropriadas à realidade dos alunos e das famílias.

O uso dos aplicativos escolares como meio de comunicação entre escolas e famílias já faz parte da realidade de muitas instituições. Mas para se ter bons resultados, esses aplicativos precisam ser acessíveis e de fácil utilização.

O aplicativo da Agenda Edu é ideal para alunos e responsáveis conectados que não querem perder nenhuma informação escolar. Nele, a escola envia as atividades de casa, o conteúdo estudado em sala de aula, comunicados e eventos, além de compartilhar os melhores momentos dos alunos no mural de fotos. Além disso, o app também conta com uma função de mensagem direta, onde alunos e responsáveis podem se comunicar com os diversos setores da escola.

Quando a escola tem uma boa gestão de comunicação, ela garante que o aprendizado dos alunos seja mais proveitoso, que os profissionais se sintam mais motivados e os responsáveis engajados. Por isso, listei como os aplicativos escolares podem auxiliar na gestão da sua escola:

Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar

A comunicação presencial na escola ainda é muito importante, mas não são todos os responsáveis que podem estar presentes na rotina escolar. Por isso, os aplicativos escolares permitem que alunos e responsáveis tenham acesso a informação a qualquer hora e em qualquer lugar.

Otimização do tempo de trabalho

Sabemos que o tempo é algo precioso, principalmente na escola, onde o foco deve ser a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Uma escola que opta em se comunicar pela agenda de papel tem todo o trabalho manual de digitar, imprimir e colocar os recados na agenda. Quando você tem uma comunicação digital, é possível organizar, agilizar e o otimizar o tempo de trabalho.

Fortalecimento dos laços entre escola e família

Os responsáveis utilizam os meios digitais para se comunicarem e se aproximarem da escola. O uso dos aplicativos escolares aumenta a possibilidade de participação desses responsáveis na rotina escolar. Assim, é possível melhorar o engajamento entre escola e família.

Os aplicativos escolares tendem a melhorar a comunicação tanto interna como externa, além de facilitar e agilizar a vida no ambiente escolar. São os responsáveis mais presentes na rotina escolar e os professores mais próximos dos alunos. Assim, temos uma melhor comunicação entre todos os atores da jornada educacional de forma integrada e, consequentemente, uma gestão escolar bem aplicada.

Sabendo do potencial de uma boa comunicação na gestão escolar, que tal levar essa realidade para sua gestão e melhorar a comunicação entre famílias, escolas e alunos? Conheça agora o aplicativo de comunicação escolar da Agenda Edu.

Sobre o autor:

Anderson Morais é CEO e co-fundador da Agenda Edu, empresa educacional com viés tecnológico líder em comunicação nos ambientes educacionais. Empreendedor, entusiasta em educação e advogado. Há 5 anos têm se dedicado a educação, com o propósito de engajar escolas, alunos e responsáveis com interações que geram valor e fortalecem laços.