A importância da saúde financeira na Gestão Escolar: Priorizando o lucro em 2024

Por Reinaldo Domingos

A gestão de escolas é uma tarefa desafiadora que requer atenção a diversos aspectos para garantir o sucesso educacional dos alunos. Além do foco na qualidade do ensino, é essencial que as escolas também considerem a sua saúde financeira como um negócio.

Para 2024, é crucial que os gestores escolares adotem um planejamento financeiro minucioso, estabeleçam prioridades e objetivos claros para o negócio e busquem otimizar seus gastos. Além disso, como apresento em meu livro Empreender Vitorioso com Lucro em Primeiro Lugar (Editora DSOP), é preciso a adoção de um novo modelo mental: a Demonstração do Lucro e Resultado do Exercício (DLRE) em substituição à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) tradicional.

A importância da Saúde Financeira das escolas

saúde financeira de uma escola desempenha um papel crucial na sua capacidade de fornecer uma educação de qualidade. Uma gestão financeira eficiente permite que a instituição alcance seus objetivos educacionais de forma sustentável. Aqui estão algumas razões pelas quais os gestores escolares devem considerar a saúde financeira como prioridade:

1. Qualidade de conteúdo para os alunos: Recursos financeiros adequados permitem a contratação de professores qualificados, atualização de materiais didáticos e investimentos em tecnologia educacional, melhorando assim a qualidade do ensino.
  2. Crescimento sustentável: Uma gestão financeira sólida permite que a escola cresça de forma sustentável, expandindo suas operações e impacto educacional ao longo do tempo.
  3. Manutenção da operacionalidade: As despesas operacionais, como salários e manutenção de instalações, devem ser cobertas de forma consistente para evitar interrupções no funcionamento da escola.

A Transição da DRE para a DLRE

A mudança proposta neste artigo é a substituição da DRE pela DLRE, um novo modelo mental que prioriza o lucro. Na DRE tradicional, o lucro é calculado como a diferença entre o faturamento e as despesas após a dedução de custos e impostos. No entanto, esse modelo coloca o lucro em último lugar na equação, o que pode não ser benéfico para empreendedores.

Na DLRE, o lucro é colocado em primeiro lugar na demonstração de resultados. Aqui está uma visão geral dos elementos da DLRE:

1. Lucro: É o resultado obtido do percentual sobre o faturamento definido pelos sócios da escola e deve ser colocado acima dos custos e despesas.
  2. Custos e Impostos: Essenciais para a operacionalidade da escola, incluindo materiais didáticos, mão de obra especializada e pagamento de impostos.
  3. Pró-Labore: O salário dos sócios que efetivamente trabalham na escola, garantindo a sustentabilidade da instituição.
  4. Despesas: Despesas diretas e/ou indiretas, fixas ou variáveis, que devem ser controladas para priorizar o lucro.
  5. Reservas Financeiras: Uma parte dos lucros deve ser reservada para criar uma reserva financeira, garantindo a sustentabilidade a longo prazo.

Adaptando-se à DLRE

A mudança para a DLRE exige um novo modelo mental e uma profunda análise dos processos de gestão financeira da escola. É importante envolver todos os membros da equipe na busca pelo lucro, criando uma cultura de eficiência financeira. Se o faturamento não for suficiente para priorizar o lucro, é necessário cortar despesas de forma estratégica.

A gestão escolar deve considerar a saúde financeira como um aspecto crucial para oferecer uma educação de qualidade e crescer de forma sustentável. A adoção da DLRE como modelo mental permite priorizar o lucro, o que é essencial para garantir a viabilidade a longo prazo das instituições de ensino.

Para este fim de 2023 e para 2024 e os próximos anos, os gestores escolares devem se preparar para essa mudança e criar uma cultura de eficiência financeira em suas escolas. Isso será o diferencial para quem cresce e tem um futuro próspero e de quem fecha as portas.

Convido também que conheçam o programa de Educação Financeira da DSOP para escolas (https://youtu.be/o1FDaMEoZZE?si=0QMEnEFYEnwe1DTd), ele fará com que todos estejam preparados para um futuro de prosperidade.