Ações educativas podem prevenir indisciplina

*Eleir Evangelista e Eliane Freire

É fundamental que as escolas tenham preocupação com a formação integral de seus alunos, a importância de desenvolver no educando valores e princípios, além do exercício pleno da cidadania, contribuindo para o desenvolvimento do ser e da sociedade.

Baseados nestes princípios pode-se trabalhar desde a Educação Infantil algumas ações onde estabelecem regras de convívio. Algumas ideias são construir, coletivamente, as regras da classe, com sugestões das próprias crianças e contribuição da professora. Essas normas podem ser escritas em cartazes na sala de aula para serem lembradas e colocadas em prática ao longo do ano.

Uma boa opção é ter Orientadoras Educacionais, pessoas responsáveis por auxiliar no desenvolvimento de projetos, em um sentido formativo, a fim de sensibilizar os alunos, de forma que cada um se perceba como responsável para a busca do bom convívio no cotidiano escolar. Isso é feito a partir de encontros das classes com as orientadoras, onde ouvem histórias, participam de dinâmicas de grupo, conversas informais, filmes, entre outros.

Na fase de 5 a 10 anos, os conflitos entre as crianças são muito comuns. Ao longo do ano, os orientadores e professores devem observar e detectar possíveis casos de problemas de comportamento ou relacionamento entre os alunos. Intervir, a fim de auxiliá-los para que resolvam questões pendentes, preocupando-se especialmente com o modo de resolução dos problemas, em como lidam no aspecto socioemocional e evitando, inclusive, futuros problemas de bullying.

É muito importante que as crianças aprendam a ouvir, umas às outras, principalmente em situações de desentendimento. Para que entendam o ponto de vista do colega e se coloquem na posição do outro. Nesse exercício de se ouvirem, com a intervenção pertinente dos orientadores, os próprios alunos acabam buscando a solução para o conflito, se desculpando e dispostos a manterem a amizade. Criança perdoa com mais facilidade que o adulto, o que é muito bom nesse convívio.

Também sugere-se promover nos alunos situações em que esse mesmo diálogo seja utilizado para solucionar dificuldades nos relacionamentos, tanto na escola quanto em outros ambientes frequentados por eles, incentivando a reflexão quanto à importância de cada um respeitar os colegas, familiares, professores e demais funcionários da escola.

Essas ações permitem que as relações interpessoais sejam construídas alicerçadas no respeito e assim acreditamos que, trabalhando preventivamente, colhemos menores ocorrências de indisciplina e situações de conflito.

*Eleir Parra Morales Evangelista e Eliane A. Mota Gouveia Freire são Orientadoras Educacionais do Colégio Presbiteriano Mackenzie.