fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

SUPERBANNER BETT
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
SUPERBANNER EDUCAMA MOBILE

Alunos do Oswald de Andrade elaboram vídeos de Stop Motion

Em 24 jun, 2015
Educação e Cidadania

Técnica de animação motiva trabalho artístico colaborativo e remete às origens do cinema, reunindo sequências de fotografias em criações que podem animar personagens ou ressignificar objetos

Os alunos entram em contato com diversas linguagens ao longo de sua escolaridade no colégio Oswald de Andrade, a fim de impulsionar diferentes possibilidades de criação artística.

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas

 No Ensino Médio, os alunos podem optar por cursar Artes Visuais com ênfase em Audiovisual. No 1º ano, as turmas trabalham com a técnica de Stop Motion, logo nos primeiros momentos do curso.

 O Stop Motion, como linguagem e técnica, remete às origens do cinema, reunindo sequências de fotografias em criações que podem animar personagens ou ressignificar objetos.

 Segundo o professor de Audiovisual, Marcel Hamed, as atividades com essa linguagem garantem uma transição entre a frente de Artes Plásticas, oferecida no Ensino Fundamental II, e o Audiovisual, cursada no Ensino Médio.

 “O Stop Motion permite que os alunos misturem técnicas que já conhecem, como pintura, escultura, colagem e montagem, além de ser uma boa introdução aos projetos com vídeos, que incluem a elaboração de roteiro, trabalho em grupo e o uso de suportes digitais”, destaca Hamed.

 Na elaboração de vídeos de Stop Motion, os estudantes podem ampliar seus repertórios e se aprofundar em animação, que, erroneamente, ainda é considerada uma linguagem infantil. A criação de um vídeo de Stop Motion também possibilita uma grande personificação e exercita o poder de concentração, exigindo foco e paciência durante o processo.

 Outro espaço no Oswald de Andrade que alunos entram em contato com o Audiovisual é no curso de Oficinas, que oferece as frentes de Documentário e Produção Audiovisual para Web. Nesta segunda oficina, que visa trabalhar os tipos de vídeos que circulam pela internet e as possibilidades de criação veiculadas em ambientes digitais, os alunos de 7º, 8º e 9º ano também se aventuram pelo gênero de Stop Motion.

 Nos encontros, os alunos puderam investigar produções de diferentes tipos, descobrir novas plataformas – como o Vimeo – e explorar linguagens interessantes para esses ambientes. Neste primeiro semestre, a linguagem que mais se destacou foi justamente a de animação e, consequentemente, de Stop Motion. Divididos em grupos, os alunos, orientados pelos oficineiros Daniel Mantovani e Lúcia Lima, também elaboraram projetos e roteiros e iniciaram a produção de vídeos de Stop Motion em um formato apropriado para a circulação online.

 Antes de começar a produção propriamente dita, que inclui milhares de fotografias sequenciais, o grupo da Oficina recebeu os alunos de Audiovisual do 1º ano do Ensino Médio e ouviu sobre suas experiências com a técnica.

 “Foi muito interessante para os alunos assistir a uma produção de colegas de sua faixa etária, eles puderam discutir sobre as ideias que originaram os vídeos e as dificuldades que foram enfrentadas durante o processo”, comenta Lúcia Lima.

 A troca entre as duas turmas também considerou as ideias que cada grupo teve para conceber os roteiros e vídeos. Os alunos discutiram suas ideias para a criação, as formas de narrativa, elementos estéticos e a distância entre a concepção e a realização final dos vídeos.

 “A criação em grupo, ou o trabalho artístico colaborativo, é incomum na ideia de criação artística, que é normalmente individual, mas no ambiente escolar ele deixa de isolar o estudante-artista dos outros estudantes-artistas. O Stop Motion requer um trabalho realmente colaborativo, permitindo um diálogo com a concepção contemporânea de arte, em que os conceitos são tão, ou mais importantes, que o produto final”, conclui o professor Marcel.

  

Sobre o Colégio Oswald de Andrade

Fundado na segunda metade da década de 1970, o Colégio Oswald de Andrade está desde sua origem associado à inovação. Valorizamos o exercício da inovação especialmente na forma como entendemos e praticamos o ensino desde a educação infantil até o ensino médio. Nos dedicamos todos os dias a formar alunos bem instrumentalizados, éticos e plenamente aptos a escolher diferentes caminhos na formação acadêmica e profissional.

  

Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Direcional Escolas

    Somos um veículo de comunicação de mídia impressa (revista) e online (portal) que está há 19 anos no mercado da Educação. A Revista DIRECIONAL ESCOLAS é uma referência no setor educacional por promover uma reflexão crítica sobre práticas e políticas educacionais, através de uma linguagem jornalística com conteúdo e informação.

    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Quando a raiva vira linguagem: o que a palavra do ano revela sobre nós

    10 mar, 2026 0

    Saúde e Bem-Estar na Escola: um compromisso diário com alunos, professores e toda a…

    19 jan, 2026 0

    Crescer apresenta princípios pedagógicos que orientam sua atuação em novo livro

    5 dez, 2025 0

    Impactos do bullying e cyberbullying na era digital

    21 out, 2025 0

    Postagens recentes

    Ed. 216 – Mar/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Atividades extracurriculares: Formação complementar esportiva 23 de março de 2026
    • A inadimplência como ameaça invisível às escolas e o papel da educação do comportamento financeiro 20 de março de 2026
    • Armários de recarga: Gestão de equipamentos no ambiente escolar 18 de março de 2026
    • Quando a escola está pronta… e você, como está? 16 de março de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos