Alunos do Santa Maria colocam em prática sistema que aproveita água da chuva

A estiagem em São Paulo está levando a população a tomar iniciativas para economizar água, não somente dentro de casa. No Colégio Santa Maria, os adolescentes do 8º ano do Fundamental II colocaram em prática um protótipo de um sistema de aproveitamento de água de chuva para higiene e limpeza por meio de captadores (cisterna), construído com o auxílio de um engenheiro. Os coletores de água estão em funcionamento na estufa de plantas da escola.

No dia 8 de novembro, alunos voluntários vão doar kits de coletores de água à Creche Frei Reinaldo, uma das instituições parceiras da escola. As crianças da creche vão à escola para receber a cisterna e na semana seguinte os alunos do Santa Maria farão a montagem no local. A cisterna foi construída pelos próprios alunos com supervisão da equipe de manutenção do Colégio e da professora de Ciências da série, Denise Carneiro.

Sobre o Colégio Santa Maria

Fundado há 65 anos pela Congregação das Irmãs da Santa Cruz, o Colégio Santa Maria oferece da Educação Infantil ao Ensino Médio, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Estudos (Prisma), com cursos de extensão para educadores e aulas para a terceira idade. Com quase 3.500 alunos, está instalado em um terreno de 180 mil metros quadrados no Jardim Marajoara e mantém uma área verde de 103 mil metros quadrados com reserva de Mata Atlântica, um verdadeiro oásis que permite aos alunos a realização de atividades de campo, além do contato prazeroso com a natureza em plena metrópole.

A instituição prima pela excelência pedagógica alicerçada na transmissão de valores éticos que colabore para a formação de cidadãos conscientes. Seus alunos são encorajados e preparados para participarem de olimpíadas de conhecimento, assim como de projetos de inserção social. Mais de 20 cursos extracurriculares são oferecidos aos alunos, em áreas variadas, como circo, teatro e robótica.