Bett Educar 2018: Material didático é o principal ponto avaliado pelas escolas em um Sistema de Ensino

Um bom material didático, sem dúvidas, pode elevar a qualidade do ensino promovido pelas escolas, auxiliando e embasando o professor a ministrar conteúdos fundamentais para cada uma das fases escolares dos estudantes e oferecendo ferramentas para que o aluno, por sua vez, aprenda da melhor forma possível e desperte o interesse. E é exatamente a qualidade editorial e pedagógica dos materiais disponíveis e ofertados o principal fator avaliado pelas escolas no momento de contratar um sistema de ensino.

O dado foi apurado pelo Sistema de Ensino Poliedro, marca educacional reconhecida pelo alto índice de aprovações em universidades públicas e pela promoção de um ensino de excelência em suas escolas parceiras. Com o intuito de desvendar quais são os principais quesitos que as escolas almejam de um sistema de ensino, o Poliedro efetuou uma pesquisa junto a instituições de ensino – da educação básica ao pré-vestibular–, de todo o Brasil.

“Muitas escolas acreditam que o material didático, juntamente com uma proposta pedagógica adequada, pode ser um grande diferencial. Esse conteúdo, além de ajudar o educador no dia a dia, também é essencial para que o aluno assimile o que é proposto, mas não é o suficiente para um ensino de qualidade. As escolas também devem investir na capacitação de seu quadro de professores”, afirma Altamar Roberto de Carvalho, gestor educacional do Sistema de Ensino Poliedro.

Outros atributos como a marca (reconhecimento do prestígio mercado), indicação (direcionamento favorável às soluções oferecidas ao tomador de decisão por alguém com ligação ou vínculo ao Poliedro), aprovação (valorização do número de aprovações realizadas pelo Sistema de Ensino nos principais e mais importantes vestibulares do País); valor (negociação favorável à escola e ao orçamento destinado à compra de materiais) e exclusividade (possibilidade de ser a única representante do sistema de Ensino na cidade e/ou região em que está inserida) também foram apurados.

O levantamento do Sistema Poliedro constatou ainda que quando as escolas contratam um sistema de ensino, elas buscam soluções e melhorias como:

• Retenção e aumento do número de alunos
  • Alinhamento pedagógico da escola
  • Aumento da receita
  • Análise de desempenho dos alunos
  • Melhor posicionamento devido à competição com grandes marcas
  • Capacitação para professores