Brasileiros aprovados para a 2ª turma da Universidade Minerva falam sobre expectativa antes de embarque para os EUA

Com uma proposta inovadora e um dos processos seletivos mais concorridos entre as instituições de ensino superior dos EUA, a Universidade Minerva terá três estudantes brasileiros em sua segunda turma, que inicia as aulas em setembro na cidade de São Francisco, na Califórnia. Às vésperas do embarque, os jovens alunos já se preparam para uma experiência universitária reinventada, sem um campus fixo e com a possibilidade de morar em até sete cidades de diferentes continentes nos próximos quatro anos. O processo seletivo para as turmas de 2016 começa em agosto, pelo site https://www.minerva.kgi.edu/application/start/.

“Com um currículo repensado para o século XXI e sete cidades diferentes como campi, a Minerva se apresenta como o melhor caminho rumo a uma carreia internacional de sucesso. Por isso não tenho medo de afirmar que a experiência que se inicia agora não durará apenas quatro anos, mas sim uma vida inteira”, empolga-se o paulista Danilo Oliveira Vaz, de 20 anos, um dos 120 estudantes de diversas partes do mundo que farão parte da segundo turma. O primeiro ano letivo será em São Francisco, mas a previsão é que os alunos passem por Berlim, Buenos Aires, Seul, Bangalore, Londres e Istambul.

No total, foram recebidas 11 mil inscrições de candidatos de mais de 160 países para o processo seletivo da turma de 2015. Com diversas fases até a aprovação, a taxa de admissão final foi por volta de 2% – em outras universidades de ponta, como Harvard e Stanford, esta margem fica entre 5% e 6%. “A minha expectativa como aluna de Minerva é de construir um novo modelo de educação do zero: um sistema onde o aluno se forma como profissional não apenas de sua área, mas um líder, um empreendedor, um inovador que contribui para a sociedade mundial”, afirma a gaúcha Lara Bach, de 18 anos.

A Minerva é uma parceria com o Keck Graduate Institute (KGI) um programa de pós-graduação em Ciências e membro do Consórcio Claremont. Minerva é também credenciada à Associação Ocidental das Escolas e Faculdades (WASC), e oferece um currículo voltado para a formação de líderes e inovadores globais, em que as aulas tradicionais são substituídas por seminários interativos em tempo real com turmas de até 19 estudantes. Os alunos realizam muitas atividades em sala de aula e aproveitam as possibilidades que as sete cidades ao redor do mundo tem a oferecer. Com anuidades de US$ 10 mil (aproximadamente 25% do custo das mais seletivas e privadas instituições norte-americanas), a Minerva se concentra em quatro áreas de interesse: Escola de Artes e Humanidades, Escola de Ciências Sociais, Ciência da Computação, Ciências Naturais e Escola de Negócios. “Estou muito empolgada com a ideia de estudar com um corpo estudantil tão diversificado e conhecer um pouco mais destas diferentes culturas. Passei horas pesquisando São Francisco e, ao olhar para minha lista de lugares para conhecer, já vi que é uma cidade sensacional! De certa forma, sempre sonhei com uma experiência como esta proposta pela Minerva, antes mesmo de saber que ela existia”, diz Lusana Ornelas, de 20 anos, estudante de Brasília aprovada para turma de 2015.

Sobre o Projeto Minerva

O Projeto Minerva propõe uma universidade de excelência construída para acelerar a trajetória de vida dos estudantes mais brilhantes e motivados ao redor do mundo. Com previsão de abertura para o segundo semestre de 2014, o Minerva vai colocar em prática a tradição educacional das universidades baseadas em pesquisa enquanto semeia tecnologias de ponta e colhe os resultados de décadas de pesquisa bem-sucedida em ensino de estudantes. O Minerva está comprometido com a promoção de uma experiência educacional sem paralelos para preparar líderes globais para o século XXI. O projeto foi fundado pelo CEO Ben Nelson em 2011 e recebeu um aporte de investimento de US$25 milhões do Benchmark Capital em 2012 e outro de US$70 milhões do grupo de Investidores da Ásia e Benchmark Capital em 2014. Para saber mais, visite http://www.minervaproject.com.

Contato Projeto Minerva:

Juliana Casadei – [email protected]