Colégio Humboldt promove ações para amenizar a ansiedade dos alunos que mudam de ciclo

Momentos de reflexão, viagens com os alunos e encontros com pais são algumas das atividades feitas para tranquilizar os estudantes

A mudança de série marca o início de uma nova etapa escolar para o aluno, simbolizando a transição para novos desafios. Para celebrar o início das novas fases do estudante, acontecem os ritos de passagem: programação especial com ações e projetos para amenizar a ansiedade dos alunos e transformar este momento em um grande e tranquilo aprendizado. Com este objetivo, o Colégio Humboldt, localizado no bairro de Interlagos, em São Paulo, promove ritos de passagem para os alunos da educação infantil, fundamental e médio, durante os meses de novembro e dezembro.

A semana de celebração no Colégio inclui atividades como dias de fantasia, atividades diferenciadas com tinta, viagens com os alunos, esclarecimento de dúvidas, encontros com alunos pais e professores e diversas palestras. As crianças que saem da Educação Infantil e ingressam no Ensino Fundamental I confeccionam, junto com os pais, o “Cone de açúcar” – “Zuckertüte“, tradição alemã que visa produzir cones de papel cartão com fitas, adesivos, lantejoulas, rendinhas e tecidos, para levá-los para casa. Em janeiro de 2016, no primeiro dia de aula, os pais entregam os cones repletos de guloseimas e materiais que possam ser úteis na escola, (como borracha, apontador, régua, etc.) às crianças, com o intuito de tornar a chegada dos pequenos ao Ensino Fundamental I, a mais alegre e doce possível.

Os alunos que passam do Ensino Fundamental I, para o Ensino Fundamental II, 6º ano, viajam com as professoras de classe por três dias seguidos com o intuito de encerrar de forma fraterna esta etapa escolar. Além disso, os estudantes passam por diversas atividades, como aulas com alguns professores do 6º ano e encontros com a coordenação para esclarecimento de dúvidas. O Colégio também realiza uma cerimônia de encerramento com a presença de coordenadores, diretores, professores, colegas e funcionários, quando, simbolicamente, os coordenadores do 5º ano entregam os alunos para os coordenadores do 6º ano.

Em sua semana de despedida, os alunos do 3ª série do Ensino Médio vão fantasiados de diversas maneiras: como médicos, personagens, profissionais diversos. O ritual completo para uma nova etapa dura duas semanas, onde os alunos distribuem balas para os colegas do Ensino Fundamental e Médio; pintam cartões de Natal com as crianças da Educação Infantil e passam por um momento de reflexão: escrevem uma carta para eles mesmos lerem daqui a cinco anos. A turma planta uma árvore e anos depois volta ao colégio para ler as mensagens deixadas.

A concretização do ritual acontece na cerimônia de Formatura e no Coquetel de confraternização com familiares e amigos. “Estas lembranças, somadas às de tantos anos vividos no Colégio, deixam marcas significativas que acompanham os estudantes em suas caminhadas e conquistas futuras”, afirma o coordenador.

Perfil – Fundado em 1916 e mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a 1.200 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngüe e multicultural (português/alemão) e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Humboldt Formação Profissional Dual, considerado o maior instituto de ensino profissionalizante no sistema dual alemão existente fora da Alemanha e que já formou mais de 1.600 alunos em seus cursos técnicos.