Colégio Porto Seguro realiza palestras sobre estratégias pedagógicas durante a Bett Brasil Educar 2015

O ambiente digital ganha um espaço ilimitado em nossa realidade, refletindo, de maneira direta, a educação. Atento aos rumos educacionais, o Colégio Visconde de Porto Seguro apresenta técnicas para a integração da tecnologia no currículo educacional brasileiro

Texto e fotos por Rafael Pinheiro

Na última quarta-feira, 20 de maio, durante o primeiro dia da Bett Brasil Educar 2015 que acontece até o próximo sábado (23), no Expo Exhibition & Convention Center, o Colégio Visconde de Porto Seguro integrou a Sala de Aula Interativa da Apple Distinguished Schools – um espaço com auditório central, que disponibiliza diversas palestras abordando a tecnologia educacional.

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do país, comprometida de maneira sólida à uma formação pluricultural e plurilinguística. Preocupando-se, também, com estratégias pedagógicas que ampliem, de maneira significativa e eficaz, a aplicação da tecnologia no ambiente educacional.

No Ensino Fundamental I, por exemplo, o colégio possui um plano de competências digitais que englobam, basicamente, a alfabetização pautada pela referência digital. Com 400 profissionais na área pedagógica, o objetivo da instituição é fomentar a excelência no projeto pedagógico, garantir a utilização da tecnologia mais adequada na sala de aula com professores mediadores e intérpretes da sociedade.

Rodrigo Assirati Dias, Coordenador de Tecnologia da Educação do Colégio Visconde de Porto Seguro​ durante a palestra Alfabetização Digital - Plano de competências digitais para o Ensino Fundamental I
Rodrigo Assirati Dias, Coordenador de Tecnologia da Educação do Colégio Visconde de Porto Seguro​ durante a palestra Alfabetização Digital – Plano de competências digitais para o Ensino Fundamental I

Segundo Rodrigo Assirati Dias, Coordenador de Tecnologia da Educação do Porto Seguro, o espaço digital é de suma importância e deve ser trabalhado de forma criteriosa na educação. “Trabalhar um plano de ensino com uma sequência didática e associar o conteúdo ministrado em sala de aula com ferramentas tecnológicas é um rota a ser seguida”, comenta.

Dentre os principais resultados, protagonismo, criatividade, iniciativa, autoria, colaboração, mobilidade e comunicação são eixos fundamentais da tecnologia educacional. Para garantir todos esses aspectos, é necessário diagnosticar e introduzir a tecnologia de forma objetiva e adequada para cada etapa de aprendizado.

“Em sala de aula, nós temos duas professoras: uma de classe e outra especializada em tecnologia. Assim, há uma troca sadia de informação e, também, de um aprendizado contínuo. Mostrando novos métodos de ensino capazes de formar pessoas que contribuam para um mundo melhor”, destaca Rodrigo.

Com o intuito de promover o compartilhamento de técnicas, ferramentas pedagógicas e assertividade nas escolas, o colégio promoverá, ao longo dos quatro dias de evento, oito palestras ministradas por professores e gestores. Em alguns caos especiais, com a participação de alunos. As palestras são gratuitas.

Programe-se:

Bett Brasil Educar 2015