Como é a escola que você estuda? O que gostaria de mudar onde você estuda?

3_escola-dos-sonhos_-comunicacao-santiComo seria a escola dos seus sonhos? E o que você gostaria de mudar na escola em que estuda? Estas duas perguntas foram o ponto de partida para uma ampla consulta aos alunos realizada, a partir de março deste ano, pela direção da Escola Santi, localizada no bairro do Paraíso, em São Paulo.

Cerca de 150 dos seus alunos do Fundamental 2, com idades entre 11 e 15 anos, responderam, resultando em mais de 450 sugestões que tratam dos mais diversos assuntos, como novas ideias em relação ao ensino, sugestões de novas regras, uso da tecnologia, ampliação dos momentos de lazer e de esportes, além de solicitações de ampliação do espaço físico da escola.

Com essa iniciativa, a Santi pretende envolver os alunos nas reflexões sobre a escola e na execução das mudanças viáveis. “Agora vamos reunir grupos de alunos para participar de outras rodas de discussão, sobre as mudanças que eles elegeram como possíveis, já para 2017. Depois de conhecerem as sugestões enviadas, os alunos do 6º e 9 º ano escolheram as que acham mais importantes e possíveis de executar a curto prazo. Inclusive alguns estudantes se candidataram a elaborar os planos de ação junto com a equipe de educadores da Santi”, explica Adriana Cury Sonnewend, diretora da Escola Santi.

A diretora da Santi ressalta ainda uma das sugestões que chamou sua atenção e que combina com valores da escola: “na tabulação das respostas houve alunos que responderam que sua escola dos sonhos deveria ter um ambiente acolhedor, onde as pessoas são ouvidas e respeitadas”.

Entre as principais medidas que serão estudas por estes grupos para serem implantadas no próximo ano letivo estão:

• flexibilização do uso de uniforme e definição sobre novas regras;
  • organização de torneios esportivos e outras atividades nos recreios, incluindo uso de app para escolha de músicas que tocarão durante esse horário;
  • solicitação de melhorias na cantina e no restaurante da escola, parcerias com restaurantes da região e colocação de máquina de lanche no espaço ConexãoSanti

2_escola-dos-sonhos_-comunicacao-santi

Mais mudanças – É importante salientar que outras ações sugeridas pelos alunos nessa consulta estavam em consonância com planos da equipe da escola e já puderam ser realizadas de imediato, incluindo assuntos relacionados desde questões de infraestrutura, até medidas pedagógicas. Entre elas estão a melhoria do wifi da escola, colocação de ar condicionado em todas as salas, troca de janelas por opções maiores, pilotos em duas séries para substituição do ambiente virtual de aprendizagem atual por um mais interativo e amigável e testes de uso de tecnologia em sala com dispositivo do aluno e não com os notebooks da escola. A dinâmica das tradicionais semanas de prova também já recebeu mudanças.

1_escola-dos-sonhos_-comunicacao-santi

“Contei para os alunos que estamos sempre em busca de um modelo de escola que funcione bem para todos – alunos, pais, educadores e comunidade. E, para isso, é preciso ouvi-los e envolvê-los com mais frequência, já que somos uma escola que também ouve os pais e a equipe. Isso é desenvolver protagonismo e realizar uma gestão participativa, termos que estão em muitos discursos por aí, mas precisam também estar na prática”, ressalta Adriana Cury Sonnewend.

Mais informações sobre a Escola Santi estão disponíveis em www.escolasanti.com.br