Guia para Gestores de Escolas

Como escolher o fornecedor ideal para a sua escola?

Por Rafael Pinheiro / Fotos Unsplash-Divulgação

A gestão escolar constitui, dentre alguns atributos, atividades e responsabilidades, a escolha e a contratação de fornecedores de produtos e serviços para melhoria ou reestruturação do ambiente escolar. Nesse aspecto, tendo como ponto de partida a ideia de que é fundamental escolher um ótimo fornecedor para a instituição de ensino – seja para pequenos reparos, reformulações ou mudanças significativas – destacamos, nesse especial, algumas indicações para os/as gestores/as escolares com o intuito de auxiliar nesse processo, tendo, como resultado, uma experiência positiva e satisfatória na contratação de diversos produtos e serviços.

  1. Planejamento

Toda e qualquer mudança – seja ela estrutural, pedagógica, processual ou até mesmo de pequenos reparos e modificações – necessita, em um primeiro momento, de um planejamento claro e objetivo. Quando falamos em inserção, contratação ou alteração de produtos/serviços é preciso trilhar alguns caminhos até a sua efetivação. Recomendamos, então, uma análise primária de onde é possível melhorar, reparar ou adequar sua escola com o intuito de oferecer segurança, conforto e bem-estar aos seus alunos e funcionários.

De maneira prática, observe de maneira minuciosa o entorno da instituição, como: fachada, entrada, portões, sistemas de segurança, jardins, acessibilidade, brinquedos e a edificação externa. Observe, também, as estruturas internas, como salas de aula, bibliotecas, brinquedotecas, mobiliário, filtros/bebedouros, cantinas, corredores, áreas de lazer e sociabilidade, pinturas/sinalizações e cuidados internos. No âmbito administrativo – áreas como recursos humanos, comunicação e marketing, área financeira, gestão pedagógica e direção institucional – é possível realizar encontros semanais (com um funcionário responsável por cada área) para propor coletivamente melhorias para cada departamento. Já para a rotina pedagógica, a educação atravessa densas transformações, especialmente pela ascensão tecnológica, dessa forma muitas ferramentas e novidades surgem no mercado educacional apontando novas experiências com o aprendizado.

Após densa análise de todos os aspectos que constituem a instituição escolar, reflita sobre alguns questionamentos: O que pode ser feito para melhorar/reformar determinada área? Como impulsionar a experiência positiva de alunos, pais/responsáveis e funcionários na minha escola? A partir destes questionamentos, é possível estabelecer exatamente qual (ou quais) produto(s) e serviço(s) se adequa a sua escola.

  1. Localizando o produto ou serviço

Em nossa sociedade hiperconectada, podemos utilizar diversas facilidades digitais para localizar e descobrir empresas especializadas, produtos específicos e serviços diferenciados. Como as escolas – de diversas etapas de ensino – agregam, diariamente, uma gama plural de necessidades, notamos que, nos últimos anos, as ofertas mobilizadas pelo mercado educacional cresceram exponencialmente. E, paralelo ao crescimento, a diversidade de produtos também é uma realidade.

Um dos mecanismos de busca mais utilizado é o Google – e, através dele, pode-se pesquisar tanto por palavras-chave, como pesquisa avançada ou até mesmo nomes de empresas/prestadoras de serviços. E, na maioria dos sites das empresas, há formas de solicitar um catálogo virtual (ou impresso) dos produtos, com especificações, medidas, funcionalidades, valores, modos de pagamento e entrega.

É possível utilizar, também, as redes sociais como opções de localização de um fornecedor. No Instagram, em especial, na área de busca há as “Tags” (abreviação de “Hashtags”, ou seja, palavras-chave ou termos associados a uma publicação) onde é possível localizar postagens principais ou recentes de determinado assunto. Por exemplo: com a busca #móveisescolares aparecerá postagens de empresas que produzem móveis especialmente para escolas, bem como colégios que modificaram seu mobiliário e postam os elementos de sua nova arquitetura. Dessa forma, a busca pelo Instagram pode servir para encontrar empresas especializadas, mas também para pesquisar inspirações de mudanças para o ambiente escolar.

Além da localização, é importante verificar onde a empresa está instalada e seu respectivo CNPJ – para que não ocorra problemas com a emissão de notas fiscais. Observe, também, a abrangência de entrega.

  1. Referências e avaliações

Segurança, responsabilidade e idoneidade são características que devem estar nos valores de todas as empresas/prestadoras de serviços consultadas e, posteriormente, contratadas. Assim, para ter a convicção de que a empresa entregará o produto/serviço completo, busque referências dos fornecedores em sites de reclamação (priorizando os portais que oferecem espaços para que outros diretores e gestores façam suas avaliações) e também em redes sociais, como o Facebook.

Uma das opções das páginas de empresas/marcas no Facebook são as avaliações – nelas, consumidores podem inserir comentários sobre suas experiências com a marca/produto e, ainda, avaliar o serviço de 0 a 5 estrelas. Nessa interação, avalie os comentários e as postagens de diretores/gestores que já consumiram os produtos e se as suas experiências foram positivas – ou negativas.

  1. Preço x Qualidade

Há um ditado popular que diz: “o barato sai caro”. E, na maioria dos casos, esse ditado se concretiza. É interessante destacar que a contratação de um produto ou serviço leva em conta algumas características, como: seu valor, sua funcionalidade, a qualidade do material, sua instalação (mão de obra), formas de pagamento e a atenção e o cuidado que o fornecedor presta à escola contratante.

Nessa espécie de “combo” de contratação, sempre fique atento a valores muito abaixo da média do mercado e, se possível, questione o fornecedor o motivo de um valor tão baixo em comparação a outras empresas e produtos. Verifique as especificações dos materiais e das matérias-primas do produto e avalie, também, os itens de certificação do produto. Lembre-se que qualidade e certificação são primordiais para a aquisição de produtos para instituições de ensino, sobretudo por promover segurança e bem-estar a todos e todas da comunidade escolar.

  1. Prazos

O cronograma anual de uma escola é repleto de atividades e atribuições importantes. Por isso, o prazo para a entrega final do produto, bem como sua instalação, deve cumprir o prazo que foi acordado em contrato. Aqui cabe ressaltar a importância de um bom planejamento, já que a instalação de determinados serviços, como por exemplo a restauração de fachadas ou limpeza de área específica, necessita um tempo maior para a realização do serviço.

Assim, a programação de trabalhos que demandam um tempo maior para realização, devem ser agendados nos períodos de férias – dezembro, janeiro ou julho. Para as instalações de serviços de curto prazo, verifique, antes de contratar o fornecedor, a agenda e o cronograma semanal e mensal da escola, para que a instalação seja feita de forma tranquila, completa, e não provoque transtornos na rotina dos estudantes e funcionários.

Vale ressaltar, também, o comprometimento da empresa com a entrega/instalação do produto. No processo de buscar as referências e avaliações dos fornecedores nos sites e redes sociais, observe se há reclamações no que tange as entregas dos produtos. E, ao assinar o contrato de prestação de serviço, verifique o prazo estipulado para a entrega.

GUIA COMPLETO DE FORNECEDORES

A busca por um bom fornecedor é fundamental para o sucesso diário de cada instituição de ensino. Dessa forma, disponibilizamos um guia completo e diversificado de empresas com seus respectivos serviços e produtos especializados para a rotina escolar.

Criada com o objetivo de promover uma conexão entre escolas e fornecedores de produtos e serviços do segmento, a ferramenta Direcional Fornecedores possui diversas categorias, como acessórios e equipamentos; construção e reforma; esporte e lazer; festas e eventos; mobiliário; playgrounds e brinquedos; passeios e estudo pedagógico; serviços; segurança; e tecnologia.

O guia é um portal dinâmico e funcional que visa facilitar o dia a dia do/a gestor/a escolar auxiliando, assim, na escolha dos serviços e produtos com segurança, para encontrar, em um único lugar, os melhores fornecedores. Acesse a ferramenta no site: direcionalescolas.com.br/fornecedores/

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!