Como tornar o aprendizado de um segundo idioma mais fácil e prazeroso

Por Marianthi Boutsiavaras

Dominar uma segunda língua, especificamente o inglês, é o grande diferencial para aqueles que buscam sucesso profissional e fluência cultural. Porém, para muitas pessoas, estudar um idioma, às vezes, pode gerar desconforto e até mesmo insegurança. Em muitos casos falta motivação para que se obtenha sucesso no aprendizado.

A dica é considerar o hábito de aprender um idioma como um esporte, e não uma atividade acadêmica. O segredo está em buscar uma metodologia de ensino e materiais que abordem temas que o aluno goste e que lhe tragam prazer. É necessário ser divertido para ter o sucesso esperado.

Vejam 4 dicas infalíveis para aprender o segundo idioma com conforto e segurança:

1. No Pain. No Gain (Sem esforço não há recompensa)

É importante que você saiba e entenda que não se aprende um idioma da noite para o dia. E aprender um idioma depois de adulto é uma tarefa que exige ainda mais esforço do que durante a infância. Por isso as palavras chave são: foco e determinação. Comprometimento. Não tenha medo de errar. Arrisque!

1. Organização do espaço

Manter a organização no ambiente de estudo é essencial para que o processo de aprendizagem fique mais agradável. Também é importante ter uma mesa arrumada, um computador apenas com o necessário para não se distrair, dicionários em papel e/ou online, livros para consulta etc. A arrumação e todas as ferramentas permitirão ao aluno se dedicar aos estudos e aproveitar ao máximo o tempo disponível.

1. Definir o melhor horário

Ser honesto e avaliar se conseguirá incluir o estudo do idioma na rotina. Se houver sobrecarga entre as atividades diárias, não tem jeito. É preciso estabelecer prioridades e abrir mão dos compromissos menos importantes. É necessário saber distribuir as horas de estudo para não deixar um espaço muito grande entre elas, sendo mais produtivo estudar quatro vezes por semana, uma hora por dia, do que quatro horas em um mesmo dia. Practice makes perfect! (A prática leva à perfeição!)

1. Traumas nunca mais

Existem pessoas que adquirem traumas no primeiro contato com a língua. Algumas pela pressão dos pais, outras pela falta de habilidade de alguns profissionais. O importante é saber que nunca é tarde para começar ou recomeçar a aprender. Por isso busque no idioma situações que você goste, como um seriado, uma música, um filme, uma revista com um assunto interessante que prenda a atenção e desperte sua curiosidade.

MarianthiMarianthi 1 Boutsiavaras é superior em Gestão de Eventos e ex comissária de companhia aérea. Atua no mercado de educação como empresária há 24 anos, sendo diretora do Language Factory.