Criatividade e inovação na primeira infância: a base para um futuro melhor

Por Erika Valesca

No mundo contemporâneo, a criatividade e a inovação são essenciais. Desenvolver essas habilidades desde a primeira infância pode transformar profundamente o futuro das crianças, preparando-as para um mundo cheio de oportunidades. Mas por que o foco no desenvolvimento dessas habilidades na primeira infância? Vários estudos apontam que investimentos nesta fase da vida favorecem toda a economia global.

A educação e os cuidados com crianças pequenas resultam em retornos econômicos significativos. Crianças bem cuidadas, estimuladas e felizes têm mais probabilidade de se tornarem adultos bem-sucedidos. Segundo o economista James J. Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia, o retorno sobre o investimento na primeira infância pode variar de 7 a 10% ao ano. Esse retorno se baseia no aumento da escolaridade e do desempenho profissional, além da redução dos custos com reforço escolar, saúde e justiça penal. Heckman afirma que muitos programas de educação infantil são igualmente eficazes. Estudos do Chicago Child–Parent Center, por exemplo, estimam benefícios de $48.000 por criança para a sociedade, com um retorno de $7 para cada dólar investido.

Programas como o Head Start nos Estados Unidos e o Sure Start no Reino Unido são exemplos de iniciativas governamentais bem-sucedidas, fornecendo educação e cuidados de alta qualidade para crianças de famílias desfavorecidas. A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) também destaca a importância de políticas públicas que apoiem a educação e os cuidados na primeira infância para transformar o futuro global.

A neurociência contribui mostrando que experiências positivas como brincar, interagir e explorar são fundamentais para a plasticidade cerebral da criança. Durante a primeira infância, o cérebro se desenvolve a uma velocidade impressionante. Estudos do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard indicam que 90% das conexões neurais são formadas até os cinco anos. Essa plasticidade permite que as crianças aprendam e absorvam informações de maneira intuitiva e acelerada.

Ambientes escolar e familiar podem favorecer esse desenvolvimento, criando um ambiente rico em estímulos, com brinquedos educativos, livros, jogos e interações seguras e estimulantes. É fundamental lembrar que a criança é a protagonista de sua própria vida, e valorizar e compreender isso é essencial para formar adultos melhores no futuro.

A construção de vínculos seguros entre a criança e os adultos à sua volta é crucial para a saúde emocional e social. Na primeira infância, as crianças são curiosas, exploradoras e criativas. Na escola, desenvolvem autoestima, habilidades sociais e a capacidade de enfrentar desafios. A interação social por meio de brincadeiras e jogos proporciona aprendizagens significativas que prevalecerão ao longo da vida.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a necessidade de uma educação inclusiva e equitativa, destacando a importância de desenvolver competências socioemocionais, cognitivas e motoras. Criatividade e inovação na educação de crianças pequenas envolvem a utilização de abordagens e práticas que estimulam o pensamento original, a resolução de problemas e a capacidade de adaptação.

A escola pode criar um ambiente de aprendizagem estimulante com espaços criativos e ambientes naturais onde as crianças possam explorar e interagir com a natureza. Atividades voltadas para arte, modelagem, criação de histórias e dramatizações incentivam a criatividade. Propor problemas sem respostas únicas, construir com blocos ou materiais recicláveis são práticas que estimulam a criatividade e a resolução de problemas.

Incentivar a curiosidade e a exploração com perguntas estimulantes e projetos de pesquisa guiados valoriza a expressão individual e a aceitação de erros, criando um ambiente seguro. Projetos de aprendizagem baseados em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) ou de longo prazo exigem planejamento, pesquisa e execução, ampliando horizontes e inspirando a criatividade. O uso equilibrado de tecnologia com aplicativos e softwares educativos também é importante. Ao criar um ambiente rico em estímulos, ajudamos a desenvolver seu potencial criativo e inovador de maneira ímpar.

Se sentiu envolvido pelo tema? Deixo aqui um convite: é hora de você também ter esse olhar para a primeira infância. Como disse Maria Montessori, “a criança é uma fonte de amor; quando se toca nela, toca-se no amor”. Vamos seguir tocando esse amor e construindo um mundo melhor, começando pelos primeiros anos de vida?