Desenvolvimento de habilidades socioemocionais ajuda a preparar o aluno para a vida

Proporcionar uma formação integral para que seus alunos sejam capazes de desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais é essencial para o Colégio Vértice. Esse desenvolvimento faz diferença para enfrentar os desafios da vida pós escola e leva a importância da preparação diária para além do conteúdo.

Utilizando-se desse contexto, o Colégio aplica o método também no seu formato de avaliação. A nota de cada disciplina é formada pela média simples das notas quantitativa e qualitativa. A quantitativa é composta pelo resultado obtido em provas e avaliações constantes. Já a qualitativa é o resultado da observação diária do professor, que leva em conta a participação, responsabilidade, orientação, atenção, solidariedade, respeito e outras habilidades socioemocionais, além da comunicabilidade.

Outro exemplo de como a escola utiliza o projeto didático em prol do desenvolvimento de cidadãos atuantes e conscientes é a exposição “Novos Olhares – Bicho de Artista”, desenvolvida pela professora de artes Telma Siegl. A mostra inclui ilustrações de animais em diversos formatos feitas por alunos do 2º ao 6º ano acompanhadas pelas principais regras exercidas pela escola para seus alunos. Saber trabalhar em grupo, manter o lugar e materiais organizados, respeitar os colegas, professores e funcionários da escola são algumas delas.

“Os trabalhos têm auxiliado a memorização e entendimento das regras escolares, além de fixar a importância de valores éticos e humanos, como o respeito ao próximo e a solidariedade”, destaca a professora.

Dessa forma, a preparação dentro de sala de aula desenvolve habilidades, independência e autonomia e ao mesmo tempo ajuda os alunos a lidar com frustações, superar suas dificuldades e focar no tempo dedicado aos estudos.

Sobre o Grupo Vértice de Educação

​Em 40 anos de trajetória, o Grupo Vértice de Educação, que administra os Colégios Vértice​ e Curumim​, mantém o foco na formação integral de seus alunos, com uma proposta pedagógica que reforça a importância do acompanhamento individualizado, além do hábito de estudo e do sistema de avaliação permanente.

​Trabalha a formação integral do aluno através do conteúdo e desenvolvimentos das habilidades humanas com a artes, música e esportes. ​

O Vértice é parte integrante do PEA-UNESCO, rede internacional de escolas que desenvolvem e estimulam projetos interdisciplinares dirigidos à ampliação da cidadania. Também possui parcerias com entidades e ONGs para o desenvolvimento de iniciativas de ação comunitária que potencializam a formação humana de seus estudantes.

Com mais de 1,2 mil alunos, ocupa desde 2006 as primeiras posições nos rankings de avaliação do ENEM.

O Espaço Cultural Vértice é uma iniciativa do Grupo Vértice de Educação​ para incentivo à cultura​ e oferece atividades para pais, alunos e familiares e para público externo em geral.​