fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Dica – Atividade Extra: Talentos Lapidados

Matéria publicada na edição 115 | Fevereiro 2016 – ver na edição online

Descobrir, despertar, desenvolver. No interior de cada sala de aula nascem talentos singulares e anseios distintos prontos para ganhar vida e liberdade. Quando analisamos um currículo pedagógico, observamos, também, toda a disponibilidade que a instituição planeja para desenvolver o aluno e, acima de tudo, instigar seu autoconhecimento. Assim, tendo o conhecimento como fator central em nosso dia a dia, presente em várias esferas sociais, podemos alinhar e projetar novos rumos pedagógicos, que intensifique todo e qualquer aprendizado, ou até mesmo, disponha de novas experiências atraentes e significativas.

Destacamos os cursos extras de formação complementar, que aparecem em programas especiais e didática exclusiva, ampliando o repertório do aluno em diversas áreas, como arte, música, esportes, idioma, ciência, tecnologia, etc. O Colégio Visconde de Porto Seguro, com algumas unidades distribuídas pela capital paulista e um longo histórico pedagógico, acredita que “que tanto a sala de aula com o curso regular como as atividades extras, podem ter ambientes dinâmicos com atividades bem preparadas para motivar e capturar o interesse dos alunos”, diz Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica. E, há um ano, ampliaram a oferta de cursos, aprofundando o acompanhamento do desenvolvimento das aulas e dos alunos. “Para que isso ocorresse, elegemos coordenadores exclusivos para as áreas de cultura (arte e música), esporte (iniciantes e treinamentos), idiomas (alemão, inglês e espanhol) e tecnologia; reformamos os espaços do colégio, além de propiciarmos certificações nacionais e algumas internacionais que comporão o histórico escolar dos alunos”, destaca Silmara. Atualmente, o colégio disponibiliza mais de 50 cursos, dentre eles: fotografia, pintura, flauta, desenvolvimento de games, robótica, tech startup, ballet, judô, futebol de campo, futsal, ginástica artística, alemão, espanhol, inglês, entre tantos outros. No total, são mais de 2.000 alunos participando de um ou mais cursos extras – que variam de 45 minutos a 4 horas semanais.

Como formação complementar, diz Silmara, os alunos aprendem a se superar em diversas habilidades, como “comunicar-se em público em português e em outros idiomas, ampliar o desenvolvimento social com grupos diferentes dos da sala de aula, compreender e desenvolver suas capacidades físicas, solucionar problemas de maneira criativa, desenvolver projetos pessoais e coletivos, improvisar e até usar as emoções para embasar decisões”. O conhecimento transformador pode aparecer em diferentes formas pedagógicas, tanto nas aulas regulares, como nos cursos extras, tendo como ponto de partida o desenvolvimento completo, as identificações em diversos interesses e uma equipe pedagógica inspirada em auxiliar o aluno em qualquer direção. (RP)

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados