Dica — Funcionários

Matéria publicada na edição 44 | Dezembro 2008 – ver na matéria online

Marketing começa com uma boa apresentação

Você imagina que para uma boa estratégia de marketing é necessário muito dinheiro? Nem sempre. Pequenas ações e mudanças no comportamento de funcionários podem ajudar – e muito – a  conseguir mais alunos e obter a fidelidade de quem já está no colégio.

Bom atendimento e roupas adequadas são algumas das recomendações para os funcionários das escolas transmitirem confiança e organização. O Colégio Piaget, localizado na zona norte de São Paulo, por exemplo, investe nesses itens e em treinamento há cerca de 10 anos. A escola começou com o auxílio de uma consultora. A diretora, Rayra Del Pérsio, explica: “Quando conseguimos o certificado ISO 9000, fizemos um projeto de Gestão da Qualidade. Resolvemos uniformizar os funcionários e melhorar o atendimento. Até hoje, uma vez por ano, fazemos a reciclagem e a capacitação de novos profissionais da escola.” Ela lembra que há situações que exigem mais do que paciência dos funcionários. “Treinamos como atender os pais com firmeza. E explicamos à equipe como tratar de reclamações quando a escola não é culpada, como perdas de objetos pessoais dos alunos, e como lidar com problemas financeiros das famílias”, ressalta Rayra.

A diretora acredita que essas pequenas ações são muito importantes para fazer a diferença diante dos concorrentes. “Os pais confiam na escola e isso aumenta nossa visibilidade”, avalia. Cláudia de Oliveira, diretora de uma consultoria de gestão educacional, concorda: “No atual mercado, os pais consideram as escolas muito parecidas em relação aos serviços oferecidos. Por isso, muitas vezes, o que influencia na decisão é a postura de quem os atende. O primeiro contato já começa com o porteiro. Para fortalecer a imagem, é importante ter uma boa apresentação em todos os pontos de contato com os pais, como telefone, pessoalmente e até mesmo pela internet.”

Já Ligia Marques, consultora de etiqueta e marketing pessoal, recomenda que a escola mostre ao funcionário a importância de seu trabalho e explique os objetivos da escola. “Sem treinamento não há como cobrar atitudes de ninguém. Existem coisas que parecem óbvias, mas para algumas pessoas são novidades e precisam ser explicadas. As condições de treinamento vão depender de cada escola, do padrão de cada uma”, analisa Ligia. Ela comenta que a instituição pode realizar esse trabalho, mas indica a ajuda de um profissional qualificado para obter resultados mais rápidos. Cláudia de Oliveira conclui: “É fundamental que os funcionários conheçam a escola e dominem as informações. Ele não vai ter uma segunda chance de formar a imagem da instituição.”