Dica — Lousas Digitais

Matéria publicada na edição 44 | Dezembro 2008 – ver na matéria online

Tecnologia para as lousas

Parece até filme de ficção científica: você entra na sala de aula e o professor está passando a matéria do dia em uma lousa que mais lembra uma tela de computador. Com apenas um toque com o dedo no equipamento, pode-se comandar a apresentação de slides, recursos de áudio e vídeo, mostrar mapas, entrar na internet, etc. E muitos alunos nem copiam, porque sabem que vão receber o conteúdo por e-mail. Tudo isso não é filme. É a lousa digital, um recurso que já faz parte do cotidiano de muitas escolas.

De acordo com o professor e doutor Sérgio Amaral, coordenador do projeto “Lousa Digital”, do Lantec (Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação), da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a lousa digital integra o computador e o datashow e projeta a imagem na tela. “Quando se toca na imagem projetada na lousa, o computador reconhece o sinal e processa a informação, dando a idéia de interatividade e movimento no conteúdo”, explica. Para ele, o equipamento possibilita a utilização de todo o potencial do computador. “O professor pode aplicar uma atividade didática em sala de aula mais próxima da realidade dos alunos que, em geral, se identificam muito com esta linguagem digital.”

No Colégio Pio XII, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, as lousas digitais são utilizadas há quatro anos – existem na escola três fixas e uma móvel. O professor Francisco Mendes, que ajudou a implantar a idéia na instituição, aponta algumas vantagens. “Se o professor vai dar a mesma aula para várias salas, não há necessidade de passar tudo novamente na lousa, porque o material estará pronto. Além disso, há recursos como figuras pré-estabelecidas, animações. Um professor de geografia pode mostrar o mapa-mundi, um de física pode detalhar ‘movimento’ quando estiver  ensinando esse assunto. O professor também pode escrever com a letra dele, feita à mão, e o computador converte para aparecer na tela, enfim, economiza tempo e é muito mais prático”, destaca Mendes.

Há muitas marcas e modelos de lousas digitais no mercado. A maior parte desses equipamentos é vendida com canetas com cores pré-estabelecidas, apagador, cabo USB e o software. Sérgio Amaral ressalta que muitos professores têm dificuldade para se adaptar à nova ferramenta. “Muitos não elaboram o material didático com este recurso tecnológico. É importante o treinamento para utilizar a lousa não só como projetor de conteúdo do datashow ou simplesmente disponibilizar o material de forma ilustrativa”, completa. Já o professor do Colégio Pio XII conta que os professores estão se interessando mais, embora utilizem apenas os recursos básicos. “Pode-se mudar o texto de posição, alterar a fonte, tamanho, enfim, há uma infinidade de ferramentas”, ressalta Mendes, completando que a empresa que instalou a lousa na escola ofereceu um ‘mini-curso’ para os professores. Hoje, Mendes é responsável por treinar e auxiliar os colegas da escola.