Dica — Instalações Elétricas

Matéria publicada na edição 29 | Junho 2007 – ver na edição online

Perigos e problemas ocultos

Imagine se um aluno levar umchoque porque as instalações elétricas da escola não estão em ordem. Calcule o desperdício de água caso haja um vazamento nos banheiros. A conta de energia elétrica precisa ser tão alta?

Estas questões nos levam a pensar em problemas que podem estar escondidos por trás das paredes, nos sistemas elétricos e hidráulicos das edificações. Eles funcionam sem parar e muitas vezes são esquecidos na hora da manutenção e reparo nas escolas, mas são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos. Por isso precisam ser bem instalados e passar por avaliações periódicas sobre suas reais condições de uso e funcionamento.

“Uma manutenção preventiva das instalações é bem melhor que a manutenção corretiva costumeira”, afirma o engenheiro Domingos Arcângelo Sevegnani, conselheiro do Sindinstalação – Sindicato da Indústria de Instalação de São Paulo. Ele indica que essa prevenção seja feita a cada seis meses pelo menos e ressalta a importância da contratação de profissionais e empresas qualificadas, que poderão definir com precisão todos os procedimentos necessários.

Nas instalações elétricas o importante é checar se elas não estão obsoletas ou mal-dimensionadas e se os materiais e equipamentos utilizados são de qualidade comprovada (certificados pelo INMETRO). É imprescindível também o uso de dispositivos de proteção e segurança, como o fio terra e o DR (diferencial residual).

Já nas redes hidráulicas, os principais problemas costumam ser os vazamentos, que podem ser facilmente detectados com alguns testes:

• Jogue cinza de cigarro no vaso sanitário. Se não ficar depositada no fundo é porque há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
  • Feche o registro do cavalete e abra uma torneira alimentada diretamente pela rede externa. Coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se houver sucção da água pela torneira é sinal que existe vazamento.
  • Abra o registro do cavalete, feche as torneiras e não use os sanitários. Feche as torneiras de bóia das caixas e marque a posição do ponteiro maior do hidrômetro. Se após uma hora ele se movimentar também é sinal de vazamento no ramal da rede.
  • Repita o procedimento anterior e marque na caixa o nível da água. Se após uma hora ele baixar é indício de vazamento na canalização alimentada pela caixa d’água.

Agora algumas dicas para obter economia e eficiência, tanto de água quanto de energia elétrica:

• Limpeza constante das luminárias e lâmpadas.
  • Uso de lâmpadas de alto rendimento (por exemplo as fluorescentes).
  • Automação com sensores de presença em áreas de pouco uso.
  • Utilização de lâmpadas de vapor de sódio nas áreas externas.
  • Troca das lâmpadas no final da sua vida útil (antes de queimarem).
  • Verificação visual dos quadros elétricos.
  • Checagem das bóias e sistemas de controle de nível das caixas d´água.
  • Higienização das caixas e uso de filtros na entrada de água para evitar a contaminação.
  • Verificação dos sistemas de vedação de torneiras e válvulas de descarga.
  • Uso de mictórios e torneiras de acionamento automático.
  • Instalação de sistema de reuso das águas pluviais para os vasos.