Dica – Bebedouro

Matéria publicada na edição 19 | agosto 2006 – ver na edição online

Água pura à disposição

Dos modelos tradicionais em aço inoxidável aos de design mais atual, produzidos em fibra de vidro, há várias opções para equipar a escola com bebedouros que ofereçam água filtrada de boa qualidade. Os modelos convencionais normalmente possuem gabinete e pia em aço inoxidável. São equipados com torneiras de jato e para copo (conhecida como bengalinha) e podem ou não fornecer água refrigerada. Na opinião de Ueldom da Silveira, fabricante de bebedouros, esse tipo de equipamento ganha da concorrência no quesito preço. Porém, tem algumas desvantagens, como se tornar um móvel solto pelo pátio, interferindo no visual do espaço e também na segurança dos alunos. Silveira explica que em bebedouros que não estejam muito bem regulados a grade na parte de trás do equipamento pode aquecer em excesso, causando até mesmo queimaduras.

Já modelos de bebedouros produzidos em fibra de vidro ganham no design e nas facilidades. Uma delas é concentrar num mesmo equipamento uma maior quantidade de pontos de água, atendendo um maior número de alunos. Há também modelos com dupla função, de lavatório e bebedouro. “Além de decorativo, o bebedouro fabricado em fibra de vidro é mais seguro. Em caso de choque, é um material amortecedor. O inox, dependendo do quanto foi amassado, não dá conserto. Já a fibra pode ser retrabalhada. Presos à parede, os modelos de fibra ficam suspensos do chão facilitando inclusive a limpeza”, compara. Esse tipo de bebedouro merece certos cuidados na limpeza, nunca utilizando produtos abrasivos para não riscar o material.

Qualquer que seja o tipo de bebedouro escolhido pela escola, manutenção é fundamental. A manutenção preventiva inclui a troca dos filtros de carvão ativado a cada seis meses, garantindo a correta filtragem da água. A troca pode ser feita pela própria equipe de manutenção do colégio, ou ainda pelo fabricante dos equipamentos.