fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Dica – Coberturas: conforto e beleza

Matéria publicada na edição 10 | novembro 2005 – ver na edição online 

As coberturas valorizam o visual de uma edificação, além de oferecerem conforto e proteção aos ocupantes do prédio contra sol e chuva. O policarbonato é o material preferido quando se trata de coberturas. Além de 50% mais leve que o vidro, o policarbonato é auto-extinguível, isto é, não propaga chamas, tem a possibilidade de ser curvado a frio, apresenta uma resistência a impactos 250 vezes maior que o vidro e contribui para a economia de energia, pois aproveita a luz natural nos projetos.
O policarbonato é uma fibra desenvolvida a partir da nafta do petróleo, e está disponível em chapas compactas e alveolares. As chapas compactas oferecem transparência e visibilidade. Já as alveolares imitam o vidro canelado, e são indicadas para locais onde é necessária privacidade.
Ao transmitir luz, as chapas de policarbonato, assim como outros materiais, também transmitem calor. Para resolver esse problema, existem as chapas de policarbonato metalizadas. A superfície metalizada fica para o lado interno da cobertura, refletindo a energia solar responsável pelo aquecimento dos ambientes.
Outra tecnologia recém-desenvolvida é a que torna o policarbonato autolimpante. As chapas de policarbonato são fabricadas pelo processo de extrusão, que gera na superfície da chapa eletricidade estática, responsável pela aderência de sujeira. O tratamento que torna o policarbonato autolimpante consiste em um endurecimento da superfície da chapa, através da aplicação de polímeros nobres. Assim, a superfície ganha características antiaderentes e antiabrasivas, sem perder sua transparência e coloração.
Ao optar por uma cobertura de policarbonato, não se deve esquecer da qualidade da estrutura que a receberá. As estruturas em alumínio são as mais duráveis, mas outra opção são as de aço, tratado e pintado. Tanto o aço como o alumínio podem receber acabamento em pintura eletrostática a pó, de alta resistência.
Se a preferência for pelos tradicionais toldos, um tipo de cobertura mais acessível do que as de policarbonato, também há novidades no mercado. A lona foi substituída por tecidos sintéticos com propriedades antimofo, anti-raios ultra-violeta e auto-extinguível sob chamas.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados