Dica – Dengue

Matéria publicada na edição 22 | novembro 2006 – ver na edição online

É tempo de combater a dengue

Não pense que a luta contra a dengue acabou. Os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, devem se tornar rotina em toda escola. Só o Estado de São Paulo já registrou este ano mais de 43 mil casos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No Brasil, são cerca de 280 mil casos. O descuido da população com a prevenção é um dos fatores que contribui para o aumento no número de pessoas infectadas, associado a outros, como maior intensidade das chuvas, por exemplo.

Visando diminuir a incidência da doença, o governo do Estado lançou no último dia 13 de novembro a campanha estadual do combate à dengue 2007. É fundamental divulgar os perigos da dengue. Ao contrário do que muita gente ainda pensa, a dengue não é uma doença sem importância. Pode levar à morte. Os sintomas mais freqüentes são febre alta, dores de cabeça, dor nos olhos, dores nas juntas e nos músculos, manchas vermelhas pelo corpo, falta de apetite e, algumas vezes, sangramento da gengiva ou do nariz. Beber muito líquido, repousar e procurar imediatamente o serviço médico mais próximo são as recomendações para quem apresenta alguns dos sintomas. Para prevenir a doença, há algumas dicas muito fáceis de serem seguidas. Anote e coloque em prática na sua escola:
– mantenha a caixa d’água, tonéis ou outros recipientes que sirvam como depósito para água sempre bem tampados;
– escorra a água e coloque areia grossa nos pratinhos de plantas (não se esqueça de colocar areia até a borda);
– plantas que acumulem água, como bromélias, devem ser tratadas com uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água;
– lixeiras devem ser tampadas e sacos de lixo bem fechados;
– tampas de garrafa, latas, copos descartáveis, garrafas de plástico ou vidro ou quaisquer outros objetos que retenham água devem ser colocados em saco plástico bem fechado antes de ir para o lixo;
– evite acúmulo de entulho e lixo;
– verifique as calhas de água da chuva para que não fiquem entupidas, removendo folhas ou outros materiais;
– nas lajes, mantenha o sistema de escoamento de água desobstruído, evitando a formação de poças d’água. Uma camada de argila expandida também evita o acúmulo de água.