Dica – Equipamentos e Acessórios Esportivos

Matéria publicada na edição 11 | dezembro 2005 – ver na edição online

Cenário completo para a Educação Física

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, as atividades de Educação Física exigem equipamentos e acessórios adequados, além das quadras esportivas. Para o professor Carlos Nicolas, coordenador do departamento de Educação Física do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, é fundamental que a escola proporcione aos alunos e professores toda a estrutura necessária, fornecendo a aparelhagem para a realização das aulas. “Essa condição reflete numa maior motivação e melhor qualidade das aulas. Contando com os acessórios e equipamentos as possibilidades de aula aumentam e saímos da mesmice”, considera.
Entre os materiais que predominam nas aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Carlos cita os saquinhos de areia (ideais para trabalhos de psicomotricidade e equilíbrio), banco sueco, espaldar, colchões, petecas, bastões, cordas de diversos tamanhos (de sisal, com ou sem empunhadura de madeira) e massa (tipo de pino de boliche). Segundo o professor, os materiais não são utilizados com uma finalidade apenas. “O banco sueco, por exemplo, serve para trabalhar equilíbrio e destreza, mas também ordem, já que apenas uma criança por vez participa do exercício, o que obriga a formação de fila”, exemplifica.
Da Educação Infantil até a 2ª série do Ensino Fundamental I, as bolas mais utilizadas são as de borracha e a de minibasquete. “Nessa faixa etária a atividade é essencialmente recreativa. Não há um enfoque competitivo”, diz. A partir da 3ª série, entram as bolas de modalidades específicas: vôlei, handeball, basquete e futebol de salão, com diferentes pesos e tamanhos para as diversas faixas etárias. São usadas também as medicine balls, bolas pesadas, com um, dois ou cinco quilos, para exercitar o aspecto muscular do aluno.
Da 5ª série em diante, os acessórios continuam sendo utilizados, porém com exercícios de maior grau de dificuldade. “São os equipamentos que diferenciam a aula, mas é claro que os maiores preferem os esportes coletivos”, admite o professor. Cronômetros de última geração e sino para o atletismo são equipamentos utilizados pelos professores. O Dante Alighieri também está equipado para a prática da ginástica olímpica e de salto em altura, inclusive com sarrafos de fibra de carbono importados dos Estados Unidos. Para as atividades esportivas, a escola conta com um ginásio com piso emborrachado, placar eletrônico e tabelas de vidro, cinco quadras externas (com tabelas de vidro e aro retrátil) e mais três salas auxiliares (uma equipada para a ginástica olímpica).