Dica – Livros

Matéria publicada na edição 12 | janeiro 2006 – ver na edição online

Cuidados com a conservação e a escolha do acervo

A aplicação cada vez maior da tecnologia na educação não impede que o livro continue sendo a estrela maior das escolas. Certos cuidados são importantes para a conservação dos livros, como proibir que os alunos entrem na biblioteca com alimentos. Livros não devem ser riscados nem recortados, porém o manuseio e a leitura precisam ser estimulados.

O desgaste ocasionado pelo uso é natural, mas durante as férias deve ser feita uma checagem geral no acervo, para verificar a presença de fungos nos livros. Segundo a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), é preciso promover uma boa higienização no material, limpando todos os volumes com pano seco. Os livros mais danificados devem ser deixados abertos, em local arejado. Conforme o estado de conservação do livro, é indicado o trabalho de um restaurador. É importante que seja escolhido para a biblioteca um local ventilado e seco, para que as ações do tempo não agridam tanto os livros.

Uma boa iniciativa para a promoção da leitura é montar uma pequena estante nas salas de aula, com livros adequados à faixa etária daqueles alunos. Aqueles que acabam qualquer atividade antes dos colegas têm à disposição um livro para leitura. Outra idéia é deixar a biblioteca escolar sempre aberta e permitir aos pais o acesso ao acervo. É fundamental ainda que a biblioteca seja coordenada por um bibliotecário. A FNLIJ ministra frequentemente cursos de auxiliar de biblioteca e promotor de leitura, profissionais indicados para transformar a biblioteca num organismo vivo dentro da escola.

Além disso, a FNLIJ defende que professores das diversas disciplinas incluam o uso da biblioteca em seus planejamentos e que ela faça parte da vida pedagógica da escola. Mas, para que a biblioteca funcione como um espaço de estudo e aprendizagem, é recomendado que ela possua boas obras de referência (dicionários, enciclopédias) e obras de literatura de qualidade, não se limitando aos livros didáticos. Para escolher livros de qualidade, a FNLIJ recomenda que se observe o projeto do livro como um todo, incluindo projeto gráfico, ilustração e texto e que, desde pequenas, as crianças tenham um olhar crítico sobre o livro, aprendendo a identificar um bom material.