Dicionário reflete a visão de mundo das crianças

Alunos-Anglo Sorocaba criam dicionário com conceitos próprios de palavras

Para estimular o imaginário, enriquecer o repertório cultural e incentivar a leitura, as professoras Cristiane Marques e Monisa Maciel desenvolveram a 1ª edição do “Dicionário Porquês”, produzida pelos alunos do Infantil II, do colégio Anglo Sorocaba.

Inspirado no livro “Casa das Estrelas”, do professor colombiano Javier Natanjo, que mostra as definições de palavras, feito por crianças entre 3 e 10 anos, o “Dicionário Porquês”  registra os significados das palavras pela perspectiva do alunos-Anglo, da Educação Infantil.

Com significados de palavras conhecidas do universo infantil, o dicionário tem 116 palavras, em ordem alfabética, e foi produzido durante as aulas de Contação de Histórias e Tecnologia Educacional.

“A ideia deste projeto foi justamente a de mostrar como cada criança enxerga o conceito das palavras, de acordo com o conhecimento e vivência individual”, explica a professora de Tecnologia Educacional, Cristiane Marques.

A escolha das palavras foi feita pelos próprios alunos, sendo que cada estudante poderia conceituar três palavras distintas. Logo após empregarem o significado que consideravam apropriado, os estudantes buscaram o conceito das palavras em dicionários digitais e tradicionais, para assim, ampliarem o vocabulário.

Após a seleção dos significados e palavras que iriam compor o “Dicionário Porquês”, os alunos escreveram com canetas digitais as palavras escolhidas e fizeram a ilustração (com dedinhos) para exemplificar cada uma delas. “O dicionário foi produzido por eles, com o olhar e a concepção de cada um”, relata a contadora de histórias, Monisa Maciel.

Com conceitos simples e criativos das palavras, o dicionário contou com a participação especial da autora e ilustradora infantil, Silvana Rando. A escritora cedeu a ilustração da capa do dicionário, que traz a mãe do “Gildo”, um personagem representado pelo elefante, muito conhecido na literatura infanto-juvenil, inclusive, a autora sorocabana Silvana ganhou o Prêmio Jabuti de 2011, com a ilustração de “Gildo”.

Significados do “Dicionário Porquês”

Para compreender o universo infantil e estimular a visão crítica das crianças, a 1ª edição do “Dicionário Porquês” de 2014, dos alunos da Educação Infantil, do colégio Anglo Sorocaba, mostram significados interessantes a partir do conceito que as crianças com idades entre 5 e 6 anos têm da realidade.

No dicionário está a palavra “Amor” que, para a aluna Alice Zeraid, significa “quando uma pessoa faz bem para outra”. Já para a estudante Beatriz Mendes, “ketchup” é “um negócio vermelho da cor de sangue que coloca na batata frita”.

Para ter acesso a obra, acesse: http://issuu.com/porques/docs/porques/0