Educação plena

Durante esta semana, o Colégio Santa Maria apresenta diversos projetos pedagógicos que envolvem tecnologia, sustentabilidade, inserção social e cidadania, na chamada Semana Pe. Moreau. O evento é tradicional na instituição, foi criado para transmitir à comunidade escolar os princípios da Educação Santa Cruz, cujo objetivo é formar cidadãos conscientes e capazes de agir com ética em prol de uma realidade mais justa. O Santa Maria, que completa 70 anos em 2018, faz parte da Congregação das Irmãs da Santa Cruz.

O projeto do 5º ano, por exemplo, está relacionado ao meio ambiente e traz o tema da Campanha da Fraternidade, Biomas Brasileiros e Defesa da Vida. As turmas prepararam um telejornal com a apresentação de reportagens para refletir sobre o nosso ecossistema. Os alunos pesquisaram a diversidade dos ambientes brasileiros, e farão com que os visitantes se vejam inseridos nos diferentes tipos de vegetação. A proposta é dar ênfase aos biomas e às pessoas que neles vivem, em um formato inovador e crítico, na perspectiva de que somos agentes de uma sociedade que deve promover a vida e a sustentabilidade do planeta.

Já a apresentação do 2º ano do Fundamental I está baseada em depoimentos de Irmãs da Congregação da Santa Cruz, que ao longo de várias décadas participam ou participaram de vivências de obras missionárias em cidades brasileiras como Janaúba, Salvador, Telêmaco Borba e na capital paulista. No 4º ano, o aprendizado esteve relacionado à corrupção, à cidadania, aos direitos e deveres dos cidadãos. A proposta foi aprimorar o senso crítico dos alunos através de temas cotidianos, visando a importância das políticas públicas no Brasil.

No Fundamental II, o 8º ano traz o projeto da série, intitulado Cultura e Identidade – Qual o meu papel no mundo?, focalizando a adolescência, suas transformações, sua atuação na sociedade e a influência exercida por ela. A mostra no evento aborda a construção do “ser adolescente”- física, emocional e socialmente. Todo o trabalho é interdisciplinar, envolvendo Matemática, Ciências, Tecnologia e Educação Física. As apresentações do 7º ano acontecem a partir da temática Trabalho, Cuidado e Lazer. São cinco salas interativas com jogos dramáticos, de tabuleiro, e dinâmicas que ensinam os cuidados com o corpo, entre outras.

Na Educação Infantil, segmento que instiga a curiosidade e o protagonismo das crianças em sala de aula, os alunos convivem com os elementos naturais da escola, que dispõe de 103 mil m² de área verde com reserva de Mata Atlântica. Ao longo dos bimestres, eles aprofundaram seus conhecimentos de acordo com seus interesses pela Mata, um importante elemento do nosso planeta. Para apresentar todo o conhecimento adquirido, a equipe preparou uma mostra de projetos, uma oficina com narração e uma homenagem poética para a Mata Atlântica com dança, música e teatralidade.

Além de destacar o trabalho e a participação dos estudantes, a Semana Pe. Moreau apresenta a interdisciplinaridade em todos os projetos pedagógicos da instituição, que está alinhada aos novos rumos da Educação no Brasil.