fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Educadores salesianos em parceria para a construção de uma escola de referência em Brasília

Na manhã de 22 de janeiro, encontro entre os educadores do Colégio Dom Bosco e do Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA) marcou o início da construção de uma escola salesiana de referência em Brasília.

 

Maria Luiza da Costa Rosa Souza, Flávio Medeiros e equipe RSE Informa

Fotos: Flávio Medeiros

 

Um encontro formativo entre os educadores do Colégio Dom Bosco e do Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA), em Brasília-DF, foi promovido nas dependências de ambos os colégios na manhã do dia 22 de janeiro. O evento deu início a um conjunto de ações que têm por objetivo a construção de uma escola salesiana de referência em Brasília.

Segundo o diretor-executivo da Rede Salesiana de Escolas (RSE), padre Nivaldo Luiz Pessinatti, trata-se de um projeto para reforçar a parceria entre os Salesianos de Dom Bosco (SDB) e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) na Capital – retomando a história da presença salesiana desde a fundação de Brasília – e também de um marco importantíssimo para a RSE: “São duas escolas nascidas juntas, separadas pelas circunstâncias da vida e agora reunidas para um trabalho em rede”, afirmou ele.

Recebidos no Colégio Dom Bosco, os educadores participaram de um café da manhã oferecido pela RSE. Em seguida, utilizando-se de uma passagem que une as duas escolas, mas que normalmente é fechada, eles foram para o auditório do CEMA. No local, os diretores executivos da RSE, irmã Ivanette Duncan de Miranda e padre Nivaldo Pessinatti, conduziram a manhã de formação.

 

Projeto conjunto

O CEMA e o Colégio Dom Bosco estão unidos histórica e geograficamente. Partilham da mesma proposta de educação que tem como o seu ponto unificador o Projeto Pedagógico Pastoral da Rede Salesiana de Escolas. Assim, a proposta de integração das duas escolas não é recente, e vem sendo trabalhada desde 2008 pela RSE, pela irmã Mônica Maria Santana, diretora do CEMA; e pelo padre Emídio Soares da Costa, diretor do Colégio Dom Bosco. “A oportunidade de encaminhamento de um projeto pedagógico comum às duas escolas favorece a consolidação de uma escola salesiana de referência, viabiliza a formação dos professores, o desempenho das práticas pedagógicas, a partilha de riquezas de cada CEP, a formação continuada para nossos educadores e alunos, bem como a consolidação de um centro de serviços compartilhados”, considera o padre Emídio.

A parceria entre as duas escolas já começou na campanha de matrícula, que contou com os depoimentos de pais, professores e alunos do CEMA e do Dom Bosco, veiculados nos sites das duas instituições. Em 2015, a parceria se concretizará por meio de momentos formativos e celebrativos para os educadores e em dias de integração com os alunos.

“Vejo com bons olhos o que vem sendo realizado no CEMA e no Dom Bosco. Não há mais razão para um trabalho isolado”, afirma padre Emídio. Ele ressalta que a direção das duas escolas está empenhada no projeto: “Ora iniciada a caminhada, nossa missão é de manter a chama sempre acesa”, finaliza.

 

Desde o início de Brasília

Dom Bosco, iniciador da Família Salesiana, sonhou com a fundação de Brasília entre os paralelos 15 e 20: “Quando se vier cavar as minas escondidas em meio a estes montes, aparecerá aqui a terra prometida, que jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”, disse o Santo.

Brasília foi erguida exatamente no local sonhado por Dom Bosco, que foi homenageado com a primeira construção em alvenaria da nova Capital: a Ermida Dom Bosco, projetada por Oscar Niemeyer e localizada em frente ao Palácio da Alvorada, do outro lado do Lago Paranoá. Os filhos espirituais de Dom Bosco também foram pioneiros na proposta de educação da Capital.

Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora começaram o trabalho educativo em Brasília no ano de 1957, atendendo a um convite pessoal feito por Juscelino Kubistchek. Dessa forma, o primeiro colégio salesiano em Brasília surgiu do trabalho conjunto entre os Salesianos e as FMA que, inclusive, dividiam a mesma casa e compunham o quadro docente do colégio. Em 1960, os Salesianos inauguraram o Colégio Dom Bosco e, em 1961, as FMA inauguraram o Centro Educacional Maria Auxiliadora. Desde então, os dois colégios construíram cada um a sua história, mas sempre partilhando de momentos de integração entre os alunos como campeonatos, romarias e encontros de jovens.

 

A Rede Salesiana de Escolas

A educação salesiana está presente no Brasil há 130 anos e se caracteriza por uma pedagogia baseada no amor, na ciência e na espiritualidade. Em 2001, começou a se concretizar a proposta de uma rede de ensino que pudesse unir as dezenas de escolas que compartilhavam dessa concepção pedagógica-pastoral em torno de um projeto conjunto e inovador.

Hoje, a Rede Salesiana de Escolas (RSE) é a maior rede católica de ensino das Américas: congrega cerca de 5 mil educadores e 85 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em mais de cem instituições de ensino em todo o País.

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados