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Guia para Gestores de Escolas

Elementos para a compreensão de um caminho da arquitetura brasileira

Miguel Antonio Buzzar apresenta neste livro um panorama detalhado do Modernismo no Brasil, ao mesmo tempo em que o articula com os caminhos da produção de João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), normalmente associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola Paulista. Com o estudo, o autor empreende uma tentativa de preencher as lacunas existentes na historiografia sobre a obra do arquiteto e sobre a arquitetura brasileira em geral.

Buzzar adota o conceito de trama desenvolvido por Paul Veyne, em que os eventos estão repletos de leituras e com itinerários precisos, para criar imagens da historiografia da arquitetura brasileira, inserindo nesse princípio a obra de Artigas.

Ao adotar essa proposição, ele interpreta Artigas como um caso específico da genealogia: ideologicamente o arquiteto fez parte constitutiva da própria trama, à medida que procurou criar e a trama pretendeu confirmar uma expressão arquitetônica nacional própria. Já em termos formais ou da forma arquitetônica elaborada e sua densidade cultural Artigas questionava a constituição da trama. Para Buzzar, Artigas não “obedeceu” às linhas e, em termos genéricos, as características arquitetônicas da vertente moldada como hegemônica, transferindo para a edificação e sua construção o que problematizava na modernização do país e estimulando um conflito em termos culturais.

As ideias de Artigas, mostra esta obra, procuravam relatar a história comum e também guardavam autonomia, o que denotava dupla inscrição – enquanto integravam também questionavam. Com isso, a produção do arquiteto, sempre reconhecida inclusive como formadora de uma vertente da arquitetura brasileira, não deixa de surgir, na historiografia, como um não declarado “desvio”, o que adquiriu uma dimensão de desconforto. Tudo em Artigas seria visto como excessivo, de acordo com Buzzar, mas as simplificações não explicariam porquê sua produção e seu pensamento, antes de serem esmaecidos, continuaram, e ainda continuam, a gerar significados para além da trama.

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Ficha técnica

Preço: R$ 69
ISBN: 978-85-393-0518-6
Assunto: Arquitetura
Idioma: Português
Páginas: 455
Edição:
Ano: 2014
Formato: 16 x 23
Acabamento: Brochura com orelhas

Sobre o autor

Miguel Antonio Buzzar é mestre e doutor em estruturas ambientais urbanas pela FAU-USP e livre-docente pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC USP). Leciona na USP desde 1989, inicialmente na EESC, e, atualmente, no Instituto de Arquitetura e Urbanismo. Dono de extensa produção acadêmica, é pesquisador de arquitetura e urbanismo contemporâneos e também de programas e políticas públicas de habitação de interesse social.

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O direito de voto
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O autor apresenta uma história abrangente e multifacetada do direito de voto nos Estados Unidos, desde o nascimento da nação até o presente, uma história que engloba não apenas as leis e políticas nacionais, mas também os acontecimentos nos cinquenta estados. A pesquisa concentra-se na história jurídica e política do sufrágio. “A noção de que os direitos políticos nos Estados Unidos sempre tenham sido controversos, por exemplo, parecia tão aplicável ao início do século XXI como ao século XIX; mas essa própria continuidade requeria maiores investigações”, escreve Keyssar.

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Ligando história cultural, crítica textual e estudos bibliográficos, lidando com obras canônicas – como Dom Quixote de Cervantes ou de Shakespeare -, bem como textos menos conhecidos, Chartier identifica as descontinuidades fundamentais que transformaram a circulação da palavra escrita entre a invenção da imprensa e a definição, três séculos mais tarde, do que chamamos de “literatura”.

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Iniciação à análise geoespacial
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O autor apresenta um estudo introdutório sobre a teoria e as técnicas de geoprocessamento, compilando uma série de exemplos práticos de suas aplicações. Com mapas e representações gráficas que ilustram a aplicação das teorias discutidas, a obra constitui-se em referência central para interessados no tema, bem como para estudantes e pesquisadores que tenham o espaço como categoria fundamental para o estudo da realidade física.

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