fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Em encontro com alunos, Amyr Klink compartilha aventuras e incentiva jovens à leitura

O velejador e escritor Amyr Klink fechou com chave de ouro, nesta quinta-feira (27), o ciclo de visitas de autores pelo programa “Ler para Aprender”, desenvolvido pela Secretaria da Educação de São Sebastião.

Klink participou de bate papo com mais de mil alunos dos oitavos anos de dez unidades escolares do município, além de se encontrar com os gestores da educação.

“Gostei muito de estar nessas escolas, onde os alunos estavam com um nível de perguntas muito bom. Achei interessante a proposta da Secretaria de Educação em trazer escritores para a escola. O autor normalmente é uma figura distante e desconhecida. Ter acesso a ele é desvendar esse mundo da leitura, o que dá mais incentivo aos jovens para lerem e até ingressarem nessa área futuramente”, destacou o velejador.

Autor do livro “Cem dias entre o céu e o mar”, que já registrou mais de 1,5 milhões de cópias, ele falou sobre os bastidores da obra, que foi adquirida e distribuída para os alunos da Rede Municipal de Ensino em 2014.

Amyr Klink sanou curiosidades e respondeu diversas perguntas dos alunos. Na ocasião, ainda destacou a importância dos jovens manterem não só o hábito da leitura, mas também escreverem e manterem regularmente um diário pessoal.

“Um livro mudou a minha vida e me tornei navegador a partir da leitura. A literatura é transformadora e os alunos precisam ler mais”, completou.

Sobre o diário, o velejador diz que é importante que cada um tenha esses registros sobre o dia a dia, pois isso pode se transformar numa publicação futura. “Meu pai era árabe, falava sete línguas e me ensinou como tradição a ter meu próprio diário. Meu livro surgiu a partir desses registros”.

Para o autor, as histórias e experiências pessoais de uma pessoa podem, em dado momento, ser transformada em obra literária. “Passei isso para as minhas filhas, que também fizeram o mesmo, e hoje já publicaram um livro e ministram cerca de 70 palestras por ano pelo Brasil falando sobre o tema. Tudo resultado de um diário pessoal” destacou.

 

O livro e a vida do autor

Cem Dias Entre Céu e Mar é o relato de Amyr Klink de sua façanha ao atravessar o oceano Atlântico a bordo da ‘lâmpada flutuante’ (apelido que ele deu a seu minúsculo barco a remo).

O livro registra de forma poética as conversas do velejador com os objetos a bordo e com os dourados e tubarões que lhe fazem companhia, e ainda muitos de seus desafios e aventuras, como a visão de uma baleia que surgiu sob o barco no meio da noite.

O velejador tem mais de 30 anos de experiência em viagens pelo mar, incluindo duas voltas ao mundo. A família já o acompanhou em sete expedições. Com várias viagens à Antártida, comemora o fato de nunca ter se envolvido em acidente ou perdido alguém da tripulação. Ele acredita que os resultados são fruto de muito esforço, estudo e dedicação, uma vez que também projeta e constrói os próprios barcos.

“Para fazer meu primeiro barco, li mais de 250 livros, além de ter estudado casos, histórias, pessoas. Por isso que o resultado foi muito positivo. No mar, as vezes não podemos dormir, tem os momentos de tempestade e muitas dificuldades, mas a sensação da bonança é maravilhosa”, concluiu.

 

Ler para Aprender

A visita de Amyr Klink aos alunos de São Sebastião fechou a edição deste ano do programa “Ler para Aprender”, que tem cumprido seu papel e incentivado, a cada ação, o gosto pela leitura e escrita.

Nos três últimos anos foram mais de 100 mil livros paradidáticos entregues nas mãos dos alunos e muitos trabalhos de qualidade realizados pelos professores. Essa iniciativa colaborou para que as escolas ultrapassassem as metas estabelecidas e alcançassem os melhores índices do IDEB 2013 da região. Somente em 2014, outros cinco escritores visitaram escolas e conversaram sobre suas obras com alunos do município.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados