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Guia para Gestores de Escolas

Emeif Darcy Ribeiro recebe pocket-show inaugural do projeto “Construindo música” em 4/5

Iniciativa do Grupo Solvay, por meio do Instituto Rhodia, em parceria com a Evoluir – Educação Transformadora, dá o pontapé inicial de ação que incentiva a iniciação musical a partir da construção e manuseio de instrumentos produzidos com material reciclado

Meio ambiente, música e educação a favor da transformação social. Esta é a premissa do projeto ‘Construindo Música’, que busca engajar professores e alunos em exercício de iniciação musical por meio de proposta lúdica e divertida, a qual também envolve conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social.

O projeto que está sendo iniciado em Santo André abrange cinco escolas, chegando a 150 crianças diretamente – participantes das oficinas com os educadores – e 1710 indiretamente, por meio de apresentações. Uma das cinco escolas atendidas pela iniciativa no município, a EMEIEF Darcy Ribeiro, localizada no Jardim Oratório, receberá pocket-shows inaugurais em 4/5, em dois horários – 10h30 e 13h30 –, com apresentação dos arte-educadores Léo Nascimento e Larissa Macedo.

As duas apresentações reunirão 458 alunos nas dependências da instituição educacional e contarão com a presença de Hugo Kitagawa, diretor industrial da Solvay, responsável pela unidade de Santo André (SP) e de representantes do ensino público municipal da cidade.

 Os pocket-shows já foram realizados, entre 16 e 19/4, nas EMEIEF Luiz Sacilotto (Jardim Alvorada), EMEIEF Madre Teresa de Calcutá (Parque João Ramalho), EMEIEF Professor Antonio Virgílio Zaniboni (Jardim do Estádio) e EMEIEF Professora Maria da Penha de Almeida Manfredi (Vila Curuçá).

Após os shows, que agem como propulsor da curiosidade em torno da exploração da diversidade dos sons e timbres, assim como as variadas possibilidades dos instrumentos musicais construídos a partir de materiais recicláveis, serão realizadas oficinas no decorrer do ano com o intuito de capacitar e auxiliar professores das escolas atendidas na construção e manejo dos instrumentos.

A produção destes instrumentos, por sua vez, se inicia com base na promoção de jogos de percepção musical e com a coleta de materiais que acabariam no lixo, como garrafas PET e latas de alumínio. Estão previstas oitos horas de formação para os educadores (com duas horas semanais específicas para acompanhamento pedagógico) e 16 oficinas, com duas horas de duração cada uma, para os estudantes.

Sobre os muitos benefícios gerados pelo ensino e prática da música, estudos científicos têm mostrado que a musicalização e o aprendizado de um instrumento também podem ajudar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que exigem raciocínio lógico e concentração.

A razão disso é a estimulação de regiões do cérebro ativadas especialmente no estudo de certas disciplinas, como matemática e línguas, que também atuam no processamento e produção de sentido e emoção da música.

Esses estudos indicam uma correspondência significativa entre a instrução musical nos primeiros anos de vida e o desenvolvimento da inteligência espacial, responsável por estabelecer relações entre itens e que favorece as habilidades matemáticas, necessárias ao fazer musical no processo de divisão de ritmos e contagem de tempo.

Segundo a diretora de comunicação do Grupo Solvay na América Latina e diretora do Instituto Rhodia, Odete Duarte, o objetivo da empresa na área social é apoiar projetos ligados à educação e ao desenvolvimento de crianças e jovens de escolas de ensino público de comunidades do entorno de suas unidades industriais. “O apoio a esse tipo de projeto também está alinhado ao pilar de sustentabilidade, que é uma das prioridades do Grupo Solvay em todo o mundo”, disse Odete.

“O projeto busca envolver toda a escola numa campanha de conscientização sobre a reciclagem e a importância da música dentro do aprendizado e seus benefícios, algo que estimule a descoberta. O mais especial para mim foi poder atender à Escola Luiz Sacilotto, que recebe alunos portadores de necessidades especiais. É, comprovadamente, eficaz o benefício da música com crianças que têm uma sensibilidade acima da média”, afirma Fernando Monteiro, diretor da Evoluir – Educação Transformadora, que desenvolve e aplica as metodologias do projeto.

“Trazemos os professores para serem parceiros dos educadores musicais e, assim, todos aprendem juntos”, conta a artista Flávia Maia, responsável pelo conteúdo pedagógico do projeto e integrante do grupo de percussão corporal Barbatuques. De acordo com ela, “a cada encontro busca-se explorar todo o potencial das crianças. Elas se desenvolvem a ponto de compor músicas, criar fusão de ritmos e até formar bandas”, finaliza.

Sobre o “Construindo Música”

O projeto “Construindo Música” tem como temas centrais a musicalização infantil, prevista na Leinº 11.769, que, desde 2008, torna obrigatório o ensino de música no ensino fundamental, e a preservação do meio ambiente.  Seus idealizadores acreditam que a escola deve ser um espaço para reflexão sobre valores, hábitos e, sobretudo, exercer o papel na construção de uma sociedade que respeita a natureza, se apodera e se responsabiliza pelos espaços e práticas públicas que promovem uma cultura saudável e responsável, envolvendo toda a escola e as famílias nessa reflexão e discussão sobre cultura, música e meio ambiente em uma atmosfera de troca e respeito, na qual todos se enriquecem de conhecimento e promovem uma transformação real. Além de aprender sobre música e preservação do meio ambiente, as crianças também têm a oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais como autonomia, autoconsciência, habilidades de relacionamento e consciência social. Desta forma, pode-se perceber que o projeto apoia o desenvolvimento dos alunos de forma integral (social, emocional e cognitivo) e fortalece as práticas já existentes dentro da escola.Desde a sua criação, o projeto já atingiu 30 escolas e cerca de 1800 estudantes.

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora 

Há 22 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornem a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.

Sobre o Grupo Solvay e o Instituto Rhodia 

A Solvay é uma empresa química de materiais avançados e química de especialidades, comprometida com o desenvolvimento da Química que aborda os principais desafios da sociedade. Ao longo de seus 99 anos de presença no Brasil, o Grupo Solvay sempre esteve à frente de projetos que expressam seu posicionamento como empresa cidadã, que busca contribuir com o desenvolvimento da sociedade e, particularmente, das comunidades das regiões onde mantém operações industriais ou comerciais. Em 2007, reafirmando seu compromisso com o exercício da responsabilidade social, criou o Instituto Rhodia, entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo centralizar e fortalecer a gestão estratégica dos recursos destinados às iniciativas sociais da companhia. Como forma de contribuição para promover a inclusão e o desenvolvimento humano das comunidades em que atua, o Instituto decidiu abraçar uma causa capaz de promover importantes transformações na vida das pessoas e no progresso do País: a educação dos jovens e adolescentes.

SERVIÇO 

POCKET SHOW – EMEIEF Darcy Ribeiro / com Léo Nascimento e Larissa Macedo

Dia 04 de maio – Local: Rua Tanganica, 385 – Parque Oratório

Horários: 10h30 e 13h30

Público: professores e alunos das escolas atendidas

Mais informações:

:http://www.evoluircultural.com.br/programas-educacionais/construindo-musica

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