Escola britânica de São Paulo abre processo seletivo para bolsas de estudo
A seleção para estudar na St. Paul’s School (SP), realizada pela Fundação St. Paul’s, é direcionada aos estudantes de baixa renda com excelentes rendimentos escolares e que buscam um desenvolvimento acadêmico de nível internacional
Os estudantes que desejam participar do processo seletivo devem comprovar que a renda bruta familiar não é suficiente para arcar com os custos da escola, estarem regularmente matriculados em escola pública ou privada, ter no mínimo 11 e no máximo 14 anos de idade até 31 de dezembro de 2023 e residir na grande São Paulo desde o início da inscrição. Além disso, conhecimentos na língua inglesa, aptidão em música, artes, teatro ou esportes são considerados diferenciais. Outros pontos levados em consideração na hora da avaliação são atitude e comprometimento com os estudos.
Para o processo seletivo, os candidatos devem preencher um formulário no site, apresentar boletins escolares com notas e enviar um vídeo de apresentação e uma redação, ambos em inglês. Análise de documentos, testes e entrevistas individuais e de membros da família também farão parte da seleção à medida em que os candidatos passam de fase.
O processo seletivo inclui um Curso de Preparação para os candidatos finalistas com duração de 1 (um) ano. Durante este período, os candidatos realizarão curso de inglês, sem custos, e participarão de aulas ministradas pelos professores da St. Paul’s School, em diferentes disciplinas, vivenciando, assim, o currículo anglo-brasileiro. Assim, além de melhorar suas habilidades em inglês, os estudantes têm acesso a professores e alunos de diferentes culturas, o que lhes proporciona uma rica troca de experiências.
Ao todo, serão 18 meses de processo seletivo em que os candidatos à bolsa receberão todo o apoio necessário na imersão à rotina do colégio. Só após esse processo é realizada a seleção final do bolsista. “Incentivar, agregar e conhecer novos alunos talentosos, com suas perspectivas e histórias de vida, proporcionam experiências engrandecedoras para a comunidade de familiares, alunos e ex-alunos”, diz Anthony Jezzi, presidente da Fundação St. Paul’s, entidade que prepara e seleciona crianças e jovens para estudar na escola britânica St. Paul’s.
Diversidade e Inclusão
Criada em 2008, a Fundação tem o papel de tornar a St. Paul’s School uma instituição ainda mais diversa e inclusiva. A meta é, até 2026, ter 50 alunos bolsistas matriculados no Senior School, que equivale ao Fundamental II e Ensino Médio. Para tornar esse objetivo sustentável, além dos recursos próprios, a Fundação conta com o suporte do conselho de administração da Fundação Anglo Brasileira de Educação e Cultura de São Paulo (FABEC), entidade sem fins lucrativos mantenedora da escola, e recorre à comunidade formada por familiares de alunos e ex-alunos. “As contribuições são o que nos permite selecionar, desenvolver e apoiar os bolsistas e promover uma educação transformadora”, completa Anthony.
Graças a todo esse movimento e colaboração da comunidade, a Fundação registrou resultados significativos ano passado: número recorde de inscritos no último processo seletivo (2022-2023), dobrou-se o número de bolsistas e quatro deles viajaram para fazer cursos de verão em três países diferentes.
O primeiro bolsista formado da St. Paul’s School, João Pedro de Oliveira, está na Alemanha estudando Negócios e Engenharia. “Minha família, a Fundação e o staff da escola foram fundamentais em minha trajetória, pois eu tinha um lugar para conversar em todos os momentos que eu precisasse, que dava mais incentivo para eu seguir. Além disso, foi importante a liberdade que tive de poder fazer escolhas, aprendendo e crescendo com elas”, comenta João Pedro.
Inscrição
Interessados em participar do processo seletivo 2023-2024 devem se inscrever até o dia 13 de março de 2023 pelo site da Fundação St. Paul’s. Já as doações para a Fundação podem ser realizadas diretamente pelo hiperlink contribua do mesmo site.