Escolas Inovadoras – ‘Um olhar sobre a escola’ trata do papel do Colégio Oswald nos primeiros anos de vida de alunos

Primeiro vídeo da série Conheça o Oswald mostra como o colégio pensa questões importantes sobre o processo da formação de crianças

Para diretora, constitui um equívoco afirmar que criança pequena não aprende muita coisa nos primeiros anos de escola

Autonomia, protagonismo e criatividade não devem embasar somente as estratégias pedagógicas desenvolvidas para o ensino médio. Ao contrário, têm de permear também a aprendizagem desde os primeiros passos da educação infantil, para alunos entre 1 ano e 5 anos de idade.

Qual o papel da escola nos primeiros anos de vida da criança? Como é o dia a dia de uma criança na educação infantil? Qual o lugar da brincadeira no processo de desenvolvimento?

O primeiro vídeo da série Conheça o Oswald mostra como o colégio pensa questões importantes do processo de formação dos alunos. Assista:

“Uma parcela das instituições de educação infantil ainda tem viés assistencial no Brasil, com foco apenas nas necessidades básicas. Muitas creches, por exemplo, oferecem atividades restritas, com muitas crianças e poucos profissionais preparados”, comenta a diretora de Educação Infantil do Oswald, Maria Antonieta Giovedi, a ‘Nana’.

Para a diretora, constitui um equívoco afirmar que criança pequena não aprende muita coisa, como muitos acreditam.

“Muitos pais desconhecem a importância do ensino nos primeiros anos de vida dos filhos e optam por colocá-los em escolas que não têm uma proposta pedagógica clara. Trata-se de mais um equívoco, pois é na fase da educação infantil que se abrem as possibilidades de a criança ter estimulada a aprendizagem e a assimilação de diversas linguagens”, reforça Nana.