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Guia para Gestores de Escolas

Especial GEduc 2016: Gestão para resultados e oportunidades de crescimento

Matéria publicada na edição 117 | Abril 2016 – ver na edição online

Compreender a educação como um mecanismo complexo, denso e repleto de métodos e ferramentas, é uma forma de alcançar resultados positivos – tanto na gestão administrativa, como no universo peculiar inserido nas salas de aula. A engrenagem de ensino movimenta experimentações, compartilhamento de ideias, aprimoramento do conhecimento, capacitação e soluções práticas para os gestores atribuírem em suas instituições. Promovendo, assim, uma rede de grandes mudanças

Texto e fotos por Rafael Pinheiro

Propiciar um diálogo pleno e denso incluindo questões práticas e mecanismos que podem ser incorporados em uma rotina institucional é o principal caminho para acoplar e difundir propostas interessantes, distribuindo, em grande escala, as vantagens de uma boa gestão – envolvente e relevante. Contribuindo, assim, não apenas para o bem estar administrativo (e também financeiro), mas para uma escala ampla entre a sala de aula, as relações (entre pais & alunos, pais & funcionários, funcionários & funcionários) e a estruturação educacional em si.

Com um cenário atualizado e repaginado, o sistema educacional atravessa um período de reestruturação, de novos caminhos e maneiras de observar métodos de ensino, formação pedagógica, aparecimento de meios digitais em sala de aula e até mesmo a maneira como são ministradas as aulas – e como reflete na recepção do aluno. E, assim, debates, fóruns, capacitações e diálogos abertos propiciam uma interação e promoção de novos horizontes possíveis e tangíveis.

O Hotel Maksoud Plaza, localizado na região central de São Paulo, recebeu, entre os dias 30 de março e 01 de abril, o GEduc 2016, que explorou o tema “Superando os desafios – Gestão para resultados e oportunidades de crescimento”. Realizado pela HUMUS, a 14ª edição do evento, considerado um renomado congresso de gestão educacional da América Latina, apresentou, durante os três dias, um olhar amplo às questões que tangem a gestão escolar atual.

A reflexão sobre conceitos e o compartilhamento de experiências são os objetivos de base do evento que apresenta, a cada edição, novas propostas de discussão, interação, novidades educacionais e uma gama extensa de experimentação que pode ser inserida na rotina estudantil – seja ela através de gestão de pessoas, inovações acadêmicas, ensino básico/técnico ou marketing educacional.

Dentre as novidades para esta edição, destaque para o I Fórum de Líderes Educacionais – com Eugenio Mussak, um dos especialistas em educação corporativa; o I Fórum de Criação de Valor & Risk Management – comandado por Sérgio Roschel, especialista em finanças; e o I Executive Exchange – abordando os processos de adoção de tecnologia para se ter sucesso em programas de EAD e semipresenciais.

Destacamos, também, o XIV Congresso Brasileiro de Gestão Educacional – com a ilustre presença do Maestro João Carlos Martins que ministrou a palestra de abertura do evento. A participação do filósofo educador Mario Sergio Cortella, que explorou o tema “Da oportunidade ao êxito”. Rodrigo Galindo, CEO do Grupo Kroton Educacional, explorou a “Gestão de resultados” e no bloco específico para os gestores do ensino básico, a comentarista do Boletim Missão Aluno da Rádio CBN, Profª Ilona Becskeházy, participou do painel “A busca da excelência pedagógica – a sua escola frente aos resultados: rankings, vestibulares, ENEM”.

O Maestro João Carlos Martins foi o convidado ilustre escolhido para ministrar a palestra de abertura do GEduc 2016 (1).JPG
O Maestro João Carlos Martins foi o convidado ilustre escolhido para ministrar a palestra de abertura do GEduc 2016

 

CRISE X EDUCAÇÃO

Um dos temas centrais que adentrou as salas dos fóruns durante os três dias de congresso foi, sem dúvida alguma, a exposição da nossa atual crise e o que seus aspectos podem acarretar na evolução educacional. E, o grande questionamento que pairava sob o grande público gestor, poderia ser resumido em uma pergunta objetiva: É possível atravessar essa crise?

Luiz Edmundo Roza, Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da ABRH Brasil e do Instituto de Gestão Sustentável, foi o palestrante convidado do painel “Surfando na crise – oportunidades que fazem a diferença” durante o IX Fórum de Gestão de Pessoas, que ocorreu no segundo dia do GEduc, 31 de março.

Em sua apresentação, Luiz iniciou com a seguinte indagação: “O que essa crise pode nos trazer de oportunidade, além de todos os problemas que ela nos traz?”. E completou: “É óbvio que estamos passando por um momento muito difícil e a crise possui um componente real, mas nós temos que observar que mar calmo não forma marinheiros e muito menos novos navegantes”.

Segundo o palestrante, a crise é parte integrante de nossa vida e, além disso, “é um convite a repensar e a reconstruir o futuro. Se fizer a forma correta de olhar, temos a chance de sair melhor do que começamos. A escola não pode se submeter a crise, o farol da escola deve ser criado para resistir, resistir a mares revoltos, resistir a maremotos. A escola deve estar acima das circunstâncias”.

Filósofo, escritor e educador, Mario Sergio Cortella foi um dos palestrantes mais aguardados pelo público durante o primeiro dia do evento
Filósofo, escritor e educador, Mario Sergio Cortella foi um dos palestrantes mais aguardados pelo público durante o primeiro dia do evento

 

PNGE 2016

O Prêmio Nacional de Gestão Educacional & Prêmio Gestor Educacional do Ano (PNGE), é uma premiação que visa estimular a divulgação e disseminação de boas práticas relacionas a gestão educacional. Realizado pela HUMUS, em parceria com ABMES, ANEC, CONFENEN, ANACEU, ABRAFI e FENEP, o PNGE já premiou mais de 100 cases de sucesso de instituições privadas e gestores educacionais que realizaram ações inovadoras no âmbito da educação. A cada ano, a premiação recebe um maior número de inscrições e indicações, sendo consagrada como sinônimo da valorização de excelentes atitudes educacionais no Brasil.

Neste ano, a Cerimônia de Premiação do PNGE 2016 ocorreu no primeiro dia do evento, 30 de março e os vencedores são: Colégio Farroupilha (RS), Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré (SP), Centro Literatus (AM), Certus Colégio Regular e Técnico (SP), Faculdade Católica Rainha do Sertão (CE), UNIS (MG), UNIFEOB (SP), Kroton (MG) e UNIVALI (SC). Para o Prêmio Gestor Educacional do Ano, no segmento do Ensino Básico, o vencedor foi o Diretor do Colégio Sagrado Coração de Maria, Prof. Amaro Luiz Santana de França. Representando a Educação Superior, o vencedor foi o Prof. André Lemos Araújo, Diretor dos Pilares Estratégicos da Universidade Potiguar.

 Dr. José Bezerra Diniz, da ABRAFI, entrega o prêmio de Gestor Educacional do Ano ao Prof. André Lemos Araújo, diretor da Universidade Potiguar
Dr. José Bezerra Diniz, da ABRAFI, entrega o prêmio de Gestor Educacional do Ano ao Prof. André Lemos Araújo, diretor da Universidade Potiguar

Para saber mais sobre o GEduc 2016, acesse nosso site (direcionalescolas.com.br) e confira postagens exclusivas, coberturas especiais e imagens de todos os fóruns que aconteceram durante os dias do evento.

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