fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

SUPERBANNER EDUCAMA
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
SUPERBANNER EDUCAMA MOBILE

Evento debate os panoramas e desafios para as desigualdades educacionais

Gratuito, Vozes Urbanas, ciclo de debates da Fundação Tide Setubal, terá nesta primeira edição a participação da educadora social Bel Santos Mayer e do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro

Em 23 abr, 2019
Agenda

Qual o momento da educação brasileira e para onde queremos ir? o Vozes Urbanas 2019, remodelado e com nova temática, tentará responder essas e outras questões durante a primeira edição do ciclo de debates promovido pela Fundação Tide Setubal, que ocorrerá no dia 24 de abril, quarta-feira, no Centro de Formação e Pesquisa do Sesc, na Bela Vista, em São Paulo.

“Educação para igualdade: panoramas e desafios” é o tema deste primeiro encontro, que fará um retrato do cenário brasileiro colocando em pauta quais caminhos já trilhamos e quais obstáculos ainda precisam ser superados para que a educação gere oportunidades para todos.

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas

Com entrada gratuita, evento começará às 15h30

Para ampliar o debate sobre desigualdades educacionais na perspectiva de raça e gênero, a Fundação Tide Setubal, convidou Iracema do Nascimento, coordenadora da Rede Leitura e Escrita de Qualidade para todos (LEQT), que mediará o debate entre a antropóloga da USP Heloisa Buarque de Almeida, do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença; o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro; e Bel Santos Mayer, gestora da Rede LiteraSampa, que apoia a criação de Bibliotecas Comunitárias nas periferias de São Paulo.

O que significa falar em desigualdades na educação brasileira? Como elas acontecem na perspectiva de gênero e raça? Grupos de meninas e meninas aprendem da mesma forma? Quais são as desigualdades apresentadas entre grupos de brancos e negros? Para quem a educação de qualidade é realidade no contexto atual?

A responsabilidade do poder público na elaboração de programas educacionais, currículos e propostas pedagógicas deve ser pertinente e adequada à diversidade presente na população, promovendo uma educação não discriminatória, e comprometendo-se com a igualdade de direitos.

Com a intenção de influenciar o debate público, Viviane Soranso dos Santos, responsável pelo evento, convidou alguns parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo. “Fizemos o convite porque a conexão com as políticas públicas é parte fundamental para eliminar as desigualdades, a partir de ações concretas conectadas à sociedade civil”, explica a psicóloga, que integra a equipe de Ação Macropolítica da Fundação.

Dia do livro e da Educação

O Vozes Urbanas ocorrerá na mesma semana de duas efemérides importantes para o eixo temático do evento, o dia do livro, 23 de abril, e o dia da Educação no dia 28. E foi pensando nisso que a Fundação Tide Setubal selecionou os debatedores. “Queríamos trazer convidadas e convidados que nos ajudem a pensar possibilidades educacionais e acreditamos que a conexão com o livro é um excelente caminho para discutirmos a educação, daí a ideia de trazer pessoas como a Bel e a Iracema, por exemplo”, explica Viviane.

Vozes Urbanas

Depois de um ano percorrendo o tema das desigualdades nas cidades, o Vozes Urbanas chega em 2019 com a prerrogativa de ampliar o debate sobre as desigualdades educacionais sob o recorte de gênero e raça, na tentativa de compreender a educação democrática e política nos diversos momentos de desenvolvimento pessoal como uma das principais estratégias de garantia de direitos constitucionais, de mobilidade social e de acesso a espaço de poder.

Para, assim, revelar etapas e barreiras sociais e institucionais para formação e fortalecimento político de negras(os) para ocupação em diferentes espaços e posições de poder. O caminho é propor, em sete encontros ao longo do ano, estratégias de ações e políticas públicas para superar as desigualdades e empoderar grupos socialmente excluídos.

SERVIÇO – ENTRADA GRATUITA

Evento: Vozes Urbanas
Data: quarta-feira (24 de abril)
Horário: 15h30
Local: Centro de Formação e Pesquisa do Sesc
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista

 

Sobre a Fundação Tide Setubal

Criada em 2006, a Fundação Tide Setubal é uma fundação não governamental que fomenta iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e contribuam para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais das grandes cidades, em articulação com diversos agentes da sociedade civil, de instituições de pesquisa, do Estado e do mercado.

Para colocar isso em prática, a Fundação se orienta pelos princípios de justiça social e redução das desigualdades com três eixos de atuação: fortalecimento dos territórios, produção de conhecimento e mobilização e articulação de atores para incidência política.

Todos esses movimentos têm na escuta permanente, no diálogo e no fazer com as comunidades valores inegociáveis, que geram um conjunto de parcerias com potencial para ser ampliado e diversificado.

Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Direcional Escolas

    Somos um veículo de comunicação de mídia impressa (revista) e online (portal) que está há 19 anos no mercado da Educação. A Revista DIRECIONAL ESCOLAS é uma referência no setor educacional por promover uma reflexão crítica sobre práticas e políticas educacionais, através de uma linguagem jornalística com conteúdo e informação.

    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Delegação Bett UK abre inscrições para imersão educacional em Londres

    9 set, 2025 0

    Prêmio Educador Transformador prorroga inscrições até 18 de agosto Projetos…

    12 ago, 2025 0

    Prêmio Educador Transformador 2025 revoluciona reconhecimento na educação com foco em…

    15 jul, 2025 0

    DESMISTIFICANDO O CONTRATO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

    26 jun, 2025 0

    Postagens recentes

    Ed. 216 – Mar/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Armários de recarga: Gestão de equipamentos no ambiente escolar 18 de março de 2026
    • Quando a escola está pronta… e você, como está? 16 de março de 2026
    • Gestor, você sabe realmente o que significa PREVENÇÃO? PREVER + AÇÃO 13 de março de 2026
    • O que vi na BETT UK e o que faz sentido aplicar nas escolas brasileiras 11 de março de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos