fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Feira Bett 2016 reúne empresas que apostam em inovação e criatividade para o espaço educacional

Por Rafael Pinheiro / Fotos Divulgação

O espaço São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na região sul da capital paulista, recebeu, entre os dias 18 e 21 de maio, a 23ª edição da Bett Brasil Educar – considerado o maior evento educacional da América Latina. Com o tema “Melhor Educação, Melhor Sociedade”, o evento atraiu professores, coordenadores e gestores ávidos por conhecimento, inovação e compartilhamento de ações e projetos.

Além das palestras com temas variados que aconteciam em diversos auditórios, a Feira Bett possibilitava maior participação aos visitantes, com experiências complementares. Com isso, o evento quer integrar os eixos norteadores do Congresso – conteúdos pedagógicos – com as práticas educacionais, desde a concepção (modelos disruptivos, startups) e implementação (movimento makers), até os resultados e soluções (inovação, tecnologia, habilidades).

Confira abaixo algumas empresas expositoras que participaram da Feira Bett 2016:

 PLATAFORMAS
Apple Distinguished School Experience (ADSE) – Apresentou um espaço com conceito inovador, totalmente disruptivo para a educação, considerando desde a revisão da estratégia pedagógica, passando pela ressignificação dos papeis dos educadores e educandos, até o uso criativo do ecossistema Apple como dinamizador do processo de gestão de mudança no ambiente escolar. Neste espaço foram compartilhadas experiências e práticas de transformação para ajudar os visitantes no desenvolvimento de novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem.

apple

SmartLab, plataforma desenvolvida pelo Grupo Santillana, apresentou várias atividades ligadas à robótica, empreendedorismo, cidadania digital, programação e espaço maker. Os participantes puderam conferir um ambiente interativo e palestras ligadas à tecnologia na educação, apresentadas de hora em hora, chamadas de “pop-up talks”, com duração de 15 minutos. Inspirado no movimento maker (faça você mesmo e aprenda), o espaço interativo do estande trouxe a 3D Criar, parceira do projeto, onde os visitantes puderam conferir a metodologia tridimensional da start-up para a sala de aula. Outra novidade apresentada foi o livro “Educação no século 21–Tendências, ferramentas e projetos para inspirar”, obra criada pelo grupo Young Digital Planet com a ajuda de educadores, que inclui vários exemplos de como as tecnologias podem ser implementadas no dia a dia do professor. 

smart

A startup Brained demonstrou a plataforma Connection – Gestão de Redes de Conhecimento – que potencializa o conhecimento e fortalece as relações interpessoais. Baseada em uma pesquisa acadêmica realizada ao longo de 18 meses, a plataforma é capaz de conectar toda a comunidade em torno da instituição – alunos, ex-alunos e professores –, de acordo com afinidades, áreas de interesse e de atuação profissional. Ela transforma a vida acadêmica, pois integra todas as fontes de produção de conhecimento (dentro e fora da instituição), filtra o que interessa a cada perfil e distribui o conteúdo certo.

Starline Tecnologia S/A – Professores podem corrigir provas automaticamente através de aplicativos de celular, com interface na web. Por meio do software na web e do aplicativo Prova Fácil, os professores têm a oportunidade de perceber melhor as dificuldades e gaps educacionais dos alunos, além de economizar as horas gastas a cada correção feita a mão.


ClassApp – Uma solução brasileira que vem sendo usada por educadores de Vancouver, no Canadá, para resolver o desafio da comunicação escolar. Há cerca de três meses, uma Instituição de Ensino canadense passou a se comunicar com alunos e pais através do ClassApp – semelhante ao WhatsApp -, que cria uma rede de comunicação privada, exclusiva e gerenciável para as escolas. A ferramenta foi desenvolvida por engenheiros da USP (Universidade de São Paulo) e da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

classapp

Lançado em 2011, a plataforma LMS Canvas é utilizada por 18 milhões de usuários em 2000 universidades, instituições e escolas nos Estados Unidos, Austrália, Hong Kong, Reino Unido e em diversos outros países. Baseada na nuvem, a plataforma é acessível a professores, alunos e gestores e tem o diferencial de ser um software aberto, permitindo que diversos aplicativos e programas educacionais criados por outras empresas sejam integrados facilmente. Como está baseado na nuvem, seus recursos são constantemente atualizados e está sempre disponível para acesso a partir de qualquer lugar. Trata-se de uma plataforma adaptável à necessidade das escolas e universidades e pode, inclusive, acompanhar o crescimento delas.

 

canvas

 PROGRAMA BILÍNGUE

A International School (IS), em parceria com o renomado sistema educacional Griggs International Academy, introduz no Brasil uma proposta inédita de internacionalização para escolas ao ofertar ensino bilíngue da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo o dual diploma – certificado brasileiro e norte americano – e acesso direto à inúmeras universidades em todo o mundo. Primeiro programa de ensino bilíngue do mundo a utilizar kits LEGO® Education, com um método inovador baseado no conceito “aprender fazendo”.

is

O Systemic, empresa de programa bilíngue, mostrou na Feira Bett o sistema de ensino SYSTEMIC BILINGUAL, que tem feito sucesso em 35 escolas e conta com mais de 7 mil alunos no país. O objetivo do programa é que os alunos alcancem a fluência em inglês por meio de uma estrutura adequada, com implantação e acompanhamento de uma metodologia eficaz e com resultados comprovados. O SYSTEMIC BILINGUAL utiliza a interdisciplinaridade como base para seu programa. São diversos tópicos que abordam assuntos dentro da matemática, ciências, história, geografia, artes, culinária e educação física. A eficácia do método se dá pela maneira como o conteúdo das matérias escolares é integrado à língua estrangeira, permitindo que o aluno construa naturalmente a sua própria linguagem até atingir a fluência.

syatemic

A Telefônica Educação Digital apresentou soluções inovadoras em conteúdo digital, plataformas e aplicativos para o mercado educacional. Em uma parceria do Instituto Cervantes, Universidade Nacional Autônoma do México, Universidade de Salamanca, Universidade de Buenos Aires e Telefônica, é possível garantir que a qualidade do exame de proficiência da língua espanhola por um processo rápido – através do SIELE (Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola). Essa plataforma permite ao usuário certificar o idioma em quatro níveis, como leitura e compreensão auditiva. No site (www.siele.org) o usuário seleciona o local da aplicação do teste, realiza o agendamento e, depois da prova, obtém o certificado em três semanas.

telefonica

SISTEMA DE ENSINO
Pela segunda vez consecutiva, o Sistema Etapa participou da Feira Bett e demonstrou como transfere boas práticas às instituições parceiras. O processo do Sistema Etapa envolve o desenvolvimento de completo material didático (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, Pré-Vestibular e ENEM), além de organização curricular e assessoria técnica pedagógica – com mediação para coordenadores e gestores. Os resultados do Colégio Etapa, escola sede do Grupo Etapa, são absolutamente notáveis, motivo de orgulho para alunos e todas as equipes envolvidas no desenvolvimento do trabalho educativo.

etapa

O J. PIAGET – Sistema de Ensino Multimídia, presente em mais de 180 escolas, em 12 estados brasileiros, desenvolveu novos jogos digitais que integram os mais de 600 já existentes com o intuito de utilizar conceitos de dois ou mais componentes curriculares. Divididos em duas categorias – interdisciplinar (jogo que aborda conteúdos de duas disciplinas) e multidisciplinar (jogo que envolve três disciplinas ou mais), esses games propõem novos desafios aos alunos do Ensino Fundamental I. Segundo Dulce Vieira, coordenadora editorial da empresa, o uso de jogos em sala de aula “contribui para tornar a prática pedagógica mais rica, pois eles permitem um diálogo maior entre as áreas do saber”.

jpiaget

No momento em que completa um ano da mudança de marca, a FTD Educação, referência no segmento educacional, destacou durante a Feira Bett a Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), parceria da FTD Educação com o instituto do psicoterapeuta Leo Fraiman. A proposta pedagógica tem como objetivo contribuir para o autoconhecimento de crianças e jovens e orientá-los na escolha de seus projetos de vida. Com coleções de livros, oficinas de empregabilidade, oficina para pais, filmes e portal com testes e jogos, contempla todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A solução contribui para o debate sobre aprendizagem e ciclos de vida, além da gestão e qualidade social da educação.

ftd

A Escola da Inteligência, do Grupo Educacional Augusto Cury, atende diretamente 450 escolas públicas e privadas que envolvem mais de 200 mil alunos em todo o Brasil. O programa da escola é pautado pela metodologia fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal de Augusto Cury. Por meio da educação das emoções e da inteligência, promove a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

einteligencia

O Sistema Ari de Sá (SAS) de ensino participou pelo quinto ano consecutivo da Feira Bett e apresentou todo o seu portfólio de soluções educacionais e, ainda, suas ferramentas tecnológicas desenvolvidas para potencializar o aprendizado dos alunos, como o Plano de Estudos, ferramenta recém-lançada pelo Sistema, que é capaz de identificar lacunas de aprendizagem e sugerir aos usuários conteúdos que aprimorem o seu conhecimento. “Acreditamos no sucesso de um conteúdo de qualidade, seja de forma impressa ou digital. Por isso, investimos cada vez mais em soluções educacionais que reforçam o aprendizado por meio de recursos e ferramentas tecnológicas”, explica Ari Neto, diretor geral do SAS.

DSC_4625

Visite nossa página do Facebook e acompanhe nossas publicações e vídeos exclusivos do evento: www.facebook.com/DirecionalEscolas

 

 

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!