Festival Internacional de Robótica FLL reunirá 210 estudantes de seis países em Belo Horizonte

Alunos de escolas públicas e privadas desenvolverão robôs programados para  ajudar a enfrentar desastres naturais, como tempestades e furacões. A competição ocorrerá de 2 a 4 de setembro no Expominas
Começa amanhã, 2 de setembro, em Belo Horizonte,  a primeira edição do Festival Internacional de Robótica First Lego League (FLL). A competição reunirá 210 estudantes de 9 a 16 anos, organizados em 23 times, sendo 18 equipes brasileiras e cinco convidadas de outros países¬ – Áustria, Chile, Canadá, Estados Unidos e Estônia. São alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares que serão acompanhados por técnicos e mentores.Além das melhores equipes do Torneio Nacional de Robótica FLL, realizado em fevereiro, em Brasília, participam do Festival Internacional times escolhidos por sorteio e outros convidados. A cerimônia de abertura será realizada nesta terça-feira, às 11h, no Expominas. Nesse primeiro dia, as equipes fazem treinos e testes. As provas que valem pontos começarão na quarta-feira, 3 de agosto.

Durante a competição, os estudantes terão o desafio de executar missões utilizando robôs construídos e programados por eles. A exemplo do que ocorreu no Torneio Nacional, o tema será Fúria da Natureza. Os competidores terão de explorar e propor soluções inovadoras para prevenir e enfrentar desastres naturais como tornados, ciclones, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes e deslizamentos de terra.  Cada equipe também irá expor projetos de pesquisa científica com o mesmo tema.

Todas as equipes serão avaliadas pelos seguintes critérios:

• Design de robô: as equipes apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida.
  • Projeto de pesquisa: um problema do mundo real é pesquisado, conforme o tea do desafio anual. Soluções inovadoras são criadas, experimentadas e compartilhadas com os outros.
  • Core values: os valores são centrais para a FLL. Os alunos aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe. Essa é a única categoria eliminatória.
  • Desafio do robô: são três partidas de 2 minutos e 30 segundos para executar missões na mesa de competição com robôs autônomos.

APRENDER BRINCANDO – O Festival Internacional de Robótica FLL é parte de um processo de aprendizagem em que alunos e professores aprendem juntos conteúdos de física, química, biologia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores resolvem problemas do mundo real: planejam, projetam, constroem e programam robôs. O evento desperta o interesse das crianças e adolescentes para as carreiras de engenharia e tecnologia de forma desafiadora, inteligente e divertida.

O torneio é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) realizado em mais de 80 países, com mais de 200 mil crianças por ano. No Brasil, a competição vem se consolidando nos últimos 10 anos. Em 2013, o Serviço Social da Indústria (SESI) foi convidado para ser o organizador do evento.

Um dos convidados especiais para o Festival Internacional de Robótica FLL, em Belo Horizonte, é o professor de Engenharia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Woodie Flowers. Juntamente com outros parceiros, Flowers ajudou a desenvolver conceitos da competição de robótica que começou dentro do MIT e hoje é uma disputa global.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – O Festival Internacional de Robótica FLL é um dos eventos especiais da Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação profissional das américas. Realizada de dois em dois anos pelo SENAI, a OC testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos de idade que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Eles são selecionados em competições semelhantes nas escolas e torneios estaduais.

Nos quatro dias de provas, os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram. Vencem aqueles que conseguirem fazer a tarefa dentro do prazo e dos padrões internacionais de qualidade. O desempenho dos competidores nas provas forma um conjunto de indicadores que seve para avaliar a qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do SENAI e do SENAC. Também é usado para definir perfis profissionais e ajustar os currículos da formação profissional às novas necessidades das empresas.

A oitava edição da Olimpíada do Conhecimento que ocorrerá entre 3 e 6 de setembro em Belo Horizonte reunirá  mais de 800 competidores de todo o Brasil. Eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em 58 profissões técnicas ligadas à indústria e ao setor de serviços. Neste ano, pela primeira vez, o torneio terá a participação dos cursos da área de agropecuária dos Institutos Federais de Tecnologia.

SERVIÇO:

Festival Internacional de Robótica First LEGO LEAGUE