Fique de olho – Detecção precoce de problemas auditivos garante o crescimento saudável das crianças

Programa Infanto-Juvenil “Cuidado Auditivo Amigo da Criança”, da Telex, orienta pais e ajuda os pequenos a alcançarem seu pleno potencial

A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo. Isso é fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que ouvem os pais e pessoas da família, nos primeiros anos de vida. Crianças que demoram mais para falar ou são muito dispersas e distraídas podem estar com problemas auditivos.

Mesmo depois do teste da orelhinha, que agora é feito logo após o nascimento, os pais devem ficar atentos porque as dificuldades para ouvir podem ocorrer mais tarde devido a diversos fatores, como otites e o uso de medicamentos. Daí a importância de os pais levarem seus filhos a um médico otorrinolaringologista assim que suspeitarem de algum problema.

Quanto mais cedo melhor. As crianças, mesmo com perda auditiva leve ou moderada, que não começam logo o tratamento, podem ter mais dificuldade para aprender a falar dificultando a comunicação e posteriormente prejudicar a aprendizagem na escola. A troca de fonemas e o baixo rendimento nas aulas e provas também podem ser alguns indícios de déficit auditivo em crianças com idade escolar. E uma das indicações de tratamento para suprir este déficit é o uso de aparelhos auditivos desenvolvidos especialmente para a população infantil.

“A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e relacionamento. Por esse motivo, na Telex os bebês, as crianças e os adolescentes têm uma atenção especial para que possam alcançar seu pleno potencial”, afirma a fonoaudióloga Marcella Vidal,  Gerente de Produtos Pediátrico da Telex Soluções Auditivas.

Para orientar os pais, professores e cuidadores nessa jornada e ajudar as crianças, a Telex desenvolveu o programa infanto-juvenil “Cuidado Auditivo Amigo da Criança”. Através dele, a família recebe o apoio necessário, com atendimento pediátrico diferenciado, amplo programa de acompanhamento e soluções auditivas pediátricas desenvolvidas especialmente para cada caso. E tudo isso, obviamente, com suporte médico especializado.

E é bom os pais agirem precocemente. Na escola, a criança pode não participar das aulas porque não consegue assimilar o conteúdo ensinado pelo professor, e isso porque não escuta e compreende bem. Além de aparelhos auditivos especiais para a criançada, a Telex já disponibiliza no Brasil o ‘Sistema FM Amigo’ que permite a comunicação direta de pais e professores com uma criança com problemas auditivos. A tecnologia, que pode ser utilizada em várias situações e lugares, é fundamental dentro da sala de aula para ajudar esse aluno a entender com clareza o conteúdo repassado pelo professor.

O equipamento é composto por um microfone transmissor e um receptor. O professor usa o microfone acoplado à roupa e sua voz é transmitida diretamente para o receptor que está no aparelho auditivo do aluno. O sistema ajuda a suprimir os efeitos negativos da distância, reverberação ou ruído de fundo, e mantém o sinal da fala original alto e claro, possibilitando um aprendizado mais natural para a criança.

“A tecnologia tem avançado também na área auditiva e hoje há muitos recursos. Quando não existe a possibilidade de cirurgia, o uso de aparelhos auditivos e dispositivos auxiliares à audição como o ‘FM Amigo’ dão suporte à audição das crianças”, conclui a fonoaudióloga Marcella Vidal.

Testando a audição. Como as crianças devem reagir aos sons, em cada fase:

Até 3 meses
Acorda ao ouvir um barulho forte

Dos 3 aos 6 meses
Movimenta os olhos e se vira na direção de vozes

Entre 6 meses e 1 ano
Balbucia sílabas simples, como “papá”, “mamã”, tentando reproduzir o que escuta

De 1 a 2 anos
Fala palavras do cotidiano, interagindo com os adultos

Sintomas de perda auditiva nas crianças:
*demoram a falar
* tem dificuldades para entenderem o que as pessoas falam
* não conseguem se comunicar direito ao telefone
* aumentam frequentemente o volume do rádio e da TV
* falam muito alto
* fazem trocas ou cometem muitos erros ao escrever
* demoram a compreender as coisas que são ditas
* são hiperativas e/ou distraídas

Dicas para desenvolver o potencial auditivo das crianças
*Escute e fale com a criança desde cedo, não importa se ela não responde. Quando você fala com ela, está mostrando como usar os lábios e a língua.
* Não deixe de cantar para o bebê quando ele estiver acordado. Cante com voz suave, em tom amoroso.
* Leia para o bebê. Nada estimula mais a criança do que escutar você falar. Os livros ilustrados com figuras e desenhos complementam esse estímulo e são ótimos para desenvolver as habilidades infantis.