Fique de Olho — Laboratório

Matéria publicada na edição 49 | Junho/Julho 2009 – ver na edição online

Aulas experimentais com tecnologia e qualidade.

Tradicionais aliados nas relações de ensino-aprendizagem, os laboratórios escolares de biologia, física, química, matemática e fisiologia, entre outros, acompanham o desenvolvimento tecnológico e incorporam a informática e a eletrônica aos seus equipamentos. O Cidepe – Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa estabelecido em Canoas (RS) – acaba de lançar o Software para Aquisição de Dados e Interface USB. “Ele permite conectar ao computador os diversos sensores que compõem nossa linha de produtos, oferecendo agilidade e versatilidade na aquisição e análise de informações”, afirma Nei Kissmann, assessor técnico da empresa, ex-professor de física.

“Em sala de aula ou em laboratório, os alunos precisam medir grandezas físicas, fazer experimentos e repeti-los inúmeras vezes. Com o software, a interface e os sensores, a coleta de dados é facilmente realizada e repetida quantas vezes necessárias e de forma rápida”, explica Kissmann. O hardware (sensores e interface) e o software foram concebidos nos próprios laboratórios da empresa, formada há 12 anos por uma equipe que trabalha há 35 em desenvolvimento de produtos para o ensino e a pesquisa.

A atuação do Cidepe situa-se basicamente na área educacional, bem como em projetos especiais de pesquisadores de universidades e empresas, explica a profissional de vendas Eunice Teresinha Valmorbida. Seus produtos atingem os mercados interno e externo e atendem desde as demandas da educação básica, como o Ensino Fundamental, à pesquisa em pecuária, engenharia, fisiologia, etc.

Segundo Eunice, o diferencial do Centro Industrial reside justamente na preocupação de conceber equipamentos conforme as necessidades das instituições. “Em nosso primeiro ano, trabalhamos de porta fechada para desenvolver uma família de produtos que contasse com novas tecnologias. Isto nos levou a um design diferenciado e muito criativo, resultando em várias patentes industriais e garantindo uma reserva legal em relação à pirataria.” Somente no segundo ano a empresa iniciou a comercialização de sua linha. “De lá para cá, a corrida tecnológica vem exigindo que a equipe ‘dome vários leões por dia’ no intuito de levarmos melhorias condizentes com estas tecnologias aos clientes”, observa. A empresa oferece treinamento aos professores e pesquisadores, tanto em seu centro quanto nas próprias instituições.

Diante de um mercado tão competitivo, a Analista Química resolveu também investir e apostar no atendimento aos clientes. A empresa, estabelecida em São Bernardo do Campo, concluirá neste ano sua mudança para uma nova sede, “três vezes maior que a atual”, afirma o empresário Vicente Catapano Junior. Atualmente certificada pela ISO 9001:2000, a Analista surgiu em 1987 com o propósito de “agregar qualidade aos serviços prestados na área de fornecimento de materiais para laboratório”. Os sócios já atuavam no segmento, lembra Vicente, mas queriam “mudar o foco da venda, que este deixasse de ser o pedido e passasse a ser o cliente”.

A linha de produtos comercializada pela Analista é bastante ampla e envolve      reagentes, vidrarias, equipamentos e modelos anatômicos, entre outros. A empresa desenvolve e fabrica alguns desses itens, em um mercado formado principalmente pela indústria (60% dos clientes) e a área educacional (30%). Entre as escolas, a configuração mínima de um laboratório em geral apresenta estufa, agitadores, chapas aquecedoras, capelas e balança, diz. A Analista também oferece treinamento para os clientes.

Também atenta ao mercado, a Roster está apostando neste ano na ampliação de sua linha de modelos anatômicos, revela Amanda Gerda, gerente de vendas da empresa. Entre seus clientes, figuram instituições de diferentes segmentos, para os quais a Roster oferece microscópios, balanças, estufas, autoclaves, centrífugas, entre outros;  vidrarias em plástico e lâminas; além de modelos anatômicos, como esqueletos, torsos, manequins de enfermagem e órgãos em geral. No entanto, Amanda destaca que a empresa, criada há dez anos em São Caetano do Sul, Grande São Paulo, está se “especializando no fornecimento de materiais para escolas e universidades”.

A Roster procura oferecer preços especiais, observa Amanda, “com a possibilidade de cobrir ofertas”. “Temos kits básicos para escolas e também uma linha ampla de equipamentos e modelos anatômicos com ótimos preços para que elas completem o seu laboratório. Mensalmente publicamos uma promoção em nosso site”, acrescenta. Segundo Amanda, os treinamentos oferecidos pela Roster são realizados na própria empresa, que atua com vendas diretas, sem representantes.

Saiba mais:

Analista Química