fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho – Playgrounds

Matéria publicada na edição 03 | abril 2005 – ver na edição online

Um mundo de diversão

Os Brinquedos para ambientes externos e internos, em plástico, madeira e ferro. Anote algumas opções para incrementar o playground da escola.

Todo playground deve oferecer um ambiente seguro e atraente para as crianças. O mercado está repleto de brinquedos, fabricados em plástico, metal e madeira, prontos para atender a qualquer solicitação das escolas.
Há cinco anos, a Instrutoy oferece modelos nos diversos materiais. “Vendemos também peças de madeira e metal, mas 90% dos brinquedos comercializados são em polietileno rotomoldado”, afirma Gilberto Gaspar, proprietário da empresa, que revende produtos de plástico da Mundo Azul, Freso e Xalingo, todos fabricantes nacionais. “Hoje nosso brinquedo não deve nada aos importados. Eles recebem proteção contra raios UV e podem ficar expostos ao sol”, garante. Gaspar salienta que é importante orientar o cliente quanto ao espaço necessário para instalar o brinquedo. Uma recomendação importante é respeitar o deslocamento da balança – a maior causa de acidentes em playgrounds é justamente o choque da balança numa criança que passa atrás do brinquedo. “Com as balanças de plástico resolveu-se grande parte do problema. Uma balança em polietileno rotomoldado é muito mais segura do que uma de madeira”, avalia Gaspar, que aponta outra vantagem dos brinquedos de plástico: mesmo os playgrounds maiores podem ser transportados de um lugar para outro.
Espaços internos da escola também podem ser aproveitados para a criação de brinquedotecas. Para esses locais, a Instrutoy oferece caminhas elásticas, piscinas de bolinhas, infláveis de pequeno porte, gangorras de plástico, lousas e mesinhas. No piso, o ideal é instalar placas de EVA.
Também para ambientes internos, a DedoBrinquedo oferece módulos psicomotores. Fabricados em espuma e forrados de courvin, são ideais para berçários e pré-escolas. “São mais de 25 modelos, desde trocadores até módulos em forma de ponte, arco-íris, cilindro”, conta Douglas de Oliveira, sócio da empresa com suas irmãs Denise de Oliveira e Danila de Oliveira. Danila é pedagoga e Denise, psicóloga – as duas ajudam no desenvolvimento dos produtos, fazem o contato com clientes e visitas na região da Grande São Paulo. Já escolas de outras regiões podem utilizar a loja virtual da DedoBrinquedo.
A empresa também dispõe de colchonetes em espuma revestidos com courvin, ideais para forrar pisos. Os colchonetes podem formar diversos desenhos, como caminhão, trenzinho ou quebra-cabeça. “Já atendemos uma escola que forrou toda a biblioteca com eles”, lembra Douglas. Na área de playgrounds, a DedoBrinquedo revende modelos da Mundo Azul e Freso, além de opções em ferro e tronco de eucalipto, piscinas de bolinhas e banco no modelo lápis.

Fabricantes
Um playground resistente, que não desbota, não resseca, não racha, e que também atende às normas internacionais de segurança. Essa é a proposta da Speed Kids, fabricante de playgrounds em polietileno rotomoldado com proteção anti-UV e antiestática. São duas linhas de produtos: a Superplay e a Pop Play. Na linha Superplay, de playgrounds de grande porte, as peças de chapas metálicas recebem um banho de PVC, chamado de Plasticover. “O PVC recobre toda a peça, garantindo resistência contra a maresia, tornando o brinquedo antivandalismo e antiderrapante”, aponta Fernanda Romano, gerente de marketing da empresa.
Já a Pop Play é composta de playgrounds menores. A Pop Play Kids tem brinquedos com uma base quadrada, de onde saem quatro atrações. A Pop Play Adventure possui uma plataforma sextavada, para seis atrações. Todos os playgrounds são modulares e montados conforme a vontade do cliente. “Podemos mexer na configuração do brinquedo, colocando o componente que mais agradar à escola”, informa Fernanda. A empresa atende clientes de todo o Brasil. Basta informar a área reservada para o playground, que uma arquiteta da empresa monta o playground mais indicado. A instalação é simplificada e pode ser feita pelo próprio cliente.
Entre as normas de segurança seguidas pela empresa na fabricação dos playgrounds, Fernanda cita as grades sempre no sentido vertical e sem barras intermediárias – grades no sentido horizontal facilitam que a criança escale ou se apóie para saltar. As escadas são fechadas, sem vãos entre os degraus (aumentando a segurança para crianças pequenas) e os escorregadores possuem uma desaceleração no final. O final do escorregador não é rente ao chão, evitando que a criança caia sentada, o que pode causar lesões na coluna, afirma a gerente da Speed Kids. Os playgrounds têm três anos de garantia para as peças plásticas e um ano para as demais.
Mesmo com a imensa variedade de playgrounds em plástico, a madeira e o ferro têm lugar garantido no mundo da diversão infantil. A Playgrounds Moriá é fabricante de playgrounds em madeira de lei. São utilizadas peroba, ipê ou garapeira na fabricação de brinquedos como tico-tico, pica-pau, minhocão, casa do Tarzan e casa de bonecas. É feito um tratamento na madeira com fundo especial nivelador. Depois, os brinquedos são pintados com esmalte sintético, principalmente nas cores primárias – azul, vermelho e amarelo. “Se um brinquedo de plástico perder a cor, não é possível recuperá-la. Já a madeira pode ser lixada e pintada novamente”, compara Oscar Nunes Campos, proprietário da Moriá. Ele recomenda que uma vez por ano os brinquedos sejam pintados, num trabalho de prevenção.
Todos os brinquedos são feitos à mão. Oscar explica que as casinhas de boneca têm assoalho, portas e janelas com fechaduras e normalmente são pintadas de rosa e branco ou nas cores primárias. “As casinhas funcionam como um complemento ideal para o multibrinquedo, que reúne 14 atividades, como gangorra, escorregador, corda de escoteiro, cano de bombeiro, balança, prancha vai-e-vem, escada horizontal, escada vertical e pneu”, enumera. Uma opção mais econômica são os brinquedos em ferro: gira-gira, escorregador e gangorra. Oscar comenta que todos os seus escorregadores têm o leito em madeira, que não esquenta no sol, evitando queimaduras. “Não deixamos quinas vivas nem pontas de parafusos. Seguimos todas as normas da ABNT”, assegura. Os brinquedos com várias atividades são desenhados com um sistema de travamento: uma peça é aparafusada na outra, garantindo estabilidade. Em caso de pisos de areia ou grama natural, apenas o pé do escorregador é fixado no chão. Um manual de instruções acompanha o brinquedo, para que o próprio comprador possa montá-lo.

SERVIÇO
DedoBrinquedo
11.6197.4965
www.dedobrinquedo.com.br

Instrutoy
11.3021.5356
www.instrutoy.com.br

Playgrounds Moriá
11.6724.9147

Speed Kids
0800.709.9888
www.speedkids.com.br

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados